Jundiaí busca recursos para 19 projetos junto ao Novo PAC do Governo Federal

Publicada em 27/11/2023 às 08:00

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Convênios e Parcerias da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), encaminhou uma lista com 19 projetos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O objetivo é pleitear recursos na casa dos R$280 milhões para subsidiar programas e projetos em diversas frentes, que irão garantir a melhoria na prestação de serviços públicos.

As propostas englobam as áreas de educação, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana, regularização fundiária, esporte, saneamento básico, patrimônio histórico, cultura, contenção de encostas e obras de drenagem em diferentes bairros do Município. Dos 19 projetos, um foi indicado pelo Governo do Estado de São Paulo.

“Jundiaí apresentou importantes propostas em diferentes áreas, com a participação intersetorial das Unidades de Gestão, Fumas e DAE. O próximo passo é a análise das propostas pelos Ministérios responsáveis para depois iniciar a fase de complementação de propostas e possível repasse de recursos para Jundiaí continuar na rota do desenvolvimento”, comenta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

Busca por recursos tem como objetivo melhorar a prestação do serviço público

O Governo Federal finalizou o período de inscrições do Novo PAC Seleções na última semana e recebeu o total de 35.213 propostas. Os 27 Estados da União, além de 5.344 cidades cadastraram projetos que serão analisados nos próximos meses.

“A expectativa é que o resultado das propostas escolhidas e a formalização dos convênios aconteça no início de 2024. Caso nossos pleitos sejam atendidos, as obras e melhorias serão custeadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), ou seja, o Governo Federal investirá a maior parte dos valores e caberá ao Município, apenas, uma pequena parte do valor total da obra como contrapartida financeira”, completa o Diretor do Departamento de Convênios e Parcerias, Tales Calegari.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/27/jundiai-busca-recursos-para-19-projetos-junto-ao-novo-pac-do-governo-federal/