Projeto de educadora jundiaiense é finalista em prêmio nacional de incentivo à leitura

Publicada em 29/11/2023 às 14:24

O projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela educadora jundiaiense Joyce da Silva é um dos 22 finalistas do Prêmio Jornada Sabiá de Leitura. Após ter concorrido com 500 propostas de todo o País, a iniciativa desenvolvida com os alunos do 5º ano D da Emeb Professor Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, no Morada das Vinhas, concorre agora para ser um dos três finalistas, com resultado a ser divulgado no início de dezembro.

“Soube do Prêmio através de um convite da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e decidi fazer a inscrição. A leitura abre portas e, em vinte anos de docência, sempre defendi sua importância para que as crianças pudessem ampliar seus conhecimentos sobre o mundo”, explicou a educadora.

Segundo Joyce, o trabalho realizado ao longo do último trimestre envolveu a leitura de quatro obras de autores propostos pelo prêmio, seguida pesquisa de biografia, atividades com desenhos e produção de resenhas críticas. A partir de quatro autores, o escolhido para aprofundamento no trabalho pelos alunos foi o camaronense Alain Serge Dzotap, autor do livro “A sopa de pedra mole”.

Tendo concorrido com 500 propostas oriundas de todo o País, iniciativa da educadora já chegou ao seleto grupo de 22 educadores finalistas

Com ilustrações de Irène Schoch, o livro tem como tema a importância do trabalho em equipe e da sustentabilidade, e conta a história de uma comunidade que se viu diante de uma escassez de alimentos e que precisou unir esforços para resolver o problema da fome. “São temas muito afins à realidade. Conseguimos juntar o conteúdo da empatia com as iniciativas de enfrentamento à violência e à comunicação não-violenta, como o ‘Cria na Paz’. Sem contar que, durante o mês de novembro, em que se trata da Consciência Negra, abordamos o trabalho de um autor camaronense de muito sucesso na Europa”, acrescentou Joyce.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, elogiou a iniciativa da educadora. “Como de costume, em nome da UGE, faço as reverências à educadora Joyce e a toda a equipe gestora da escola pela iniciativa, que já é uma vencedora. O incentivo à leitura, o diálogo dos conteúdos pedagógicos com os conhecimentos de mundo e o estímulo à pesquisa e investigação são os principais fundamentos do ‘Desemparedamento da Escola’ do programa Escola Inovadora, e que aparecem todos nesta proposta.”

O projeto Jornada Sabiá de Leitura é uma realização da Elo 3, com patrocínio da Bayer, Elekeiroz e da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal. Os três projetos campeões – sem ordem de colocados – ganharão, cada um, um notebook, destinado para uso pessoal do educador responsável. As escolas inscritas já ganharam, para acervo bibliográfico próprio, cerca de 20 livros das obras que compõem o kit de leitura da premiação.

Após leitura das obras propostas, turma escolheu o autor camaronense para realizar mais atividades, como pesquisa de biografia, desenhos e produção de texto

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/29/projeto-de-educadora-jundiaiense-e-finalista-em-premio-nacional-de-incentivo-a-leitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original