Crianças da EMEB Anna Rita Alves Ludke participam do projeto Guardiões do Patrimônio

Publicada em 30/11/2023 às 10:10

Os alunos do 4ºB da EMEB Anna Rita Alves Ludke tiveram visitação animada, nesta semana, com direito a tour guiado pelos patrimônios históricos localizados no Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa. A visita faz parte do programa de educação patrimonial desenvolvido pela Plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura de Jundiaí.  

O intuito do projeto é incitar a curiosidade das crianças pela história e patrimônios da cidade. Para isso, o programa conta com a entrega de Passaportes Culturais, que deverão ser preenchidos pelas crianças ao visitarem todos os pontos históricos de Jundiaí. Aqueles que conseguirem todos os carimbos terão direito a um certificado, um broche e um carimbo especial.  

Durante o passeio, os estudantes conseguiram observar a passagem de tempo representada pelos patrimônios visitados. Para Maria Fernanda Botareli, ver as diferentes formas de cultura ao longo do tempo foi bem interessante. “Eu gostei dos passeios que a gente fez ao longo do lugar. Gostei também de ver o passado, o presente, gostei de ver as formas de cultura, as apresentações. Acho bem legal todas as crianças saberem por que é muito importante”, comentou.  

Garota branca usando óculos de grau, mostrando o passaporte cultural. Ao fundo, crianças da escola andando.
Maria Fernanda aproveitou o projeto e saiu com o seu passaporte carimbado

Para a professora da turma Rosane Gaviti, o programa ajudou os alunos a enxergarem a história aprendida na sala de aula, além de trazer importantes reflexões para o cuidado com o patrimônio público. ‘Eu acho que o projeto Guardiões do Patrimônio é muito importante para as crianças, porque a gente consegue colocar na prática aquilo que eles estudaram na sala. Falamos muito sobre imigração, sobre trabalho escravo, sobre a importância da construção da ferrovia para a cidade, e hoje, eles puderam ver isso na prática. Visitaram o museu e viram tudo aquilo que faz parte da história. E também, aquilo que é a finalidade do projeto, é que eles se tornem guardiões, que conhecendo toda essa história eles consigam guardar isso, tanto na memória, quanto ajudar a preservar essa história“, reforçou.

Passaporte

O “Passaporte Cultural – Guardiões da Patrimônio” é um programa de educação patrimonial desenvolvido pela Plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura, por meio do Departamento de Gestão do Espaço Expressa da Unidade de Gestão de Cultura e do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação.

Lançado em agosto de 2018, a iniciativa integra os programas municipais Cidade das Crianças e Escola Inovadora, e já alcançou metas importantes como o fato de ter sido uma das propostas finalistas da 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), representando o Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/30/criancas-da-emeb-anna-rita-alves-ludke-participam-do-projeto-guardioes-do-patrimonio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original