Inclusão de jovens em vulnerabilidade no mercado de trabalho é tema do 7º Fórum de Aprendizagem

Publicada em 01/12/2023 às 08:56

Nesta quinta-feira (30), foi realizada a 7ª edição do Fórum de Aprendizagem Profissional do Adolescente e do Jovem de Jundiaí. O encontro foi no auditório do Senac Jundiaí, com as participações de representantes de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, do Ministério Público, além de instituições qualificadoras para o emprego de jovens.

O Fórum é organizado pela Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) em conjunto com as instituições qualificadoras de aprendizes e tem como objetivo o enfrentamento do trabalho informal de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da aprendizagem formal e contratação por empresas parceiras como instrumento social de transformação. Na edição de novembro, foi tratado sobre a inclusão do público prioritário da Assistência Social no mercado de trabalho e também sobre como promover a equidade e a superação das desigualdades.

Inclusão de jovens em vulnerabilidade no mercado de trabalho é tema do 7º Fórum de Aprendizagem

“A ausência de renda coloca muitas famílias em situação de risco. Portanto, é muito importante que a engrenagem da oportunidade para os jovens em situação de vulnerabilidade funcione. A Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social enquanto Poder Público, as entidades qualificadoras com a promoção e qualificação dos jovens e as empresas que abrem as oportunidades”, disse a gestora da UGADS, Maria Brant.

Também foram mostrados aspectos da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que afirma que empresas de médio e grande porte, em todo o Brasil, devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes em regime especial. Desse modo, a lei garante que os jovens trabalhem, porém, sem interferir na vida escolar.

“É essencial que as empresas pensem além do cumprimento da cota prevista em lei. E sim, que elas podem transformar a vida do público prioritário e de todo o entorno por meio das oportunidades”, disse a Educadora Social da UGADS, Edilaine Cardoso Santos.

Paulo Fernando de Almeida, Assessor de Políticas de Direitos Humanos, ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil da Prefeitura de Jundiaí, falou sobre os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos (POs) na Organização das Nações Unidas (ONU), fomento, aplicabilidade e desenvolvimento de ações voltadas à temática nas entidades e empresas, sobre o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos, destacando, ainda, ações desenvolvidas pela Assessoria em Jundiaí.

Júlio César Durante, diretor do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), mostrou as funcionalidades do Portal Jundiaí Empreendedora e as ações promovidas pelo órgão para a oportunidade aos jovens.

O próximo encontro do Fórum será em 2024, em data ainda a ser confirmada. Interessados em mais informações sobre a participação na iniciativa podem ligar para a da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS, podem entrar em contato pelos números (11) 4589-6771/6772/6789.

Encontro foi realizado no auditório do Senac

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/01/inclusao-de-jovens-em-vulnerabilidade-no-mercado-de-trabalho-e-tema-do-7o-forum-de-aprendizagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original