Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí

Publicada em 03/12/2023 às 08:00

Para garantir a qualidade e a preservação ambiental, Jundiaí investe na proteção de áreas próximas à Serra do Japi, ampliando o patrimônio protegido da cidade. A mais recente área determinada como de proteção tem 78 mil metros quadrados, na zona de amortecimento da Serra do Japi, que atende compensações para obras realizadas na cidade, como a ampliação Avenida Frederico Ozanan. Além disso, outras 6,6 mil mudas serão plantadas ao longo das margens do rio que corta a cidade, trazendo maior qualidade ambiental, conforto ao microclima e preservação.

Prefeitura de Jundiaí amplia área de proteção da Serra a faz plantio de 6,6 mil árvores ao longo do rio Jundiaí

“O desenvolvimento deve caminhar lado a lado com a preservação. Em Jundiaí conseguimos unir as duas frentes: a Cidade das Crianças, que está entre os cinco melhores PIBs paulistas, é também reconhecida como a segunda cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo, em estudo técnico elaborado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), composto por professores da USP (São Carlos), UFSCAR (São Carlos) e Fatec (Jaú), publicado em abril de 2023. O compromisso com a preservação e o desenvolvimento está na política pública desenvolvida na cidade”, comenta o prefeito, Luiz Fernando Machado, ressaltando que a preservação ambiental é essencial para a qualidade de vida da população.

A compensação ambiental para a obra de canalização do rio Jundiaí, por exemplo, garante a preservação de 78 mil metros quadrados de mata em pé, o que amplia a proteção ao patrimônio natural da Serra do Japi. A medida, denominada como área verde de preservação e teve o investimento de R$ 448,5 mil. Atualmente, a área tombada em Jundiaí na Serra do Japi é de 93 milhões de metros quadrados.

Margens do Rio Jundiaí

Além da área de mata nativa preservada, a Prefeitura de Jundiaí ainda conta com projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas nos Trechos das Margens do Rio Jundiaí, com plantio programado, com início em 10 de dezembro, para o plantio de 6,6 mil mudas. A primeira fase de plantio será na divisa com Várzea Paulista, na margem esquerda do rio.

De acordo com Walter Matheus, diretor de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), o plantio contará com espécies nativas arbóreas que recomporão a mata ciliar do Rio Jundiaí. “A revitalização da bacia do Rio Jundiaí é um projeto de longo prazo, que conta com várias fases. Ao todo, serão plantadas 6,6 mil mudas”, comenta.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/03/prefeitura-vai-plantar-mais-de-6-mil-arvores-nas-margens-do-rio-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original