Programa Pé de Árvore recebe mais 18 novas mudas no Jardim Paulista

Publicada em 06/12/2023 às 15:06

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Programa Pé de Árvore, realizou o plantio de 18 novas árvores na Rua David Zoilo Morandini, no Jardim Paulista. As mudas de Lophantera Amazônica e Ipês Brancos foram colocadas depois que moradores fizeram a solicitação.

Morador do bairro há 20 anos, César Mussi Júnior destaca a importância da arborização. “Além de deixar a rua mais bonita, ficamos com um ar mais puro. Toda nova árvore é bem-vinda”, disse. Fabiana Alves, moradora do Jardim Paulista há 6 anos, também apoia a medida. “A rua fica mais gostosa e com sombra. Quando crescerem, ficará ainda melhor”.

Programa Pé de Árvore da Prefeitura planta 18 novas mudas no Jardim Paulista

“Neste ano, plantamos 96 árvores em diversos pontos da cidade e que foram solicitadas diretamente pelos moradores. Ruas arborizadas proporcionam conforto ambiental com temperaturas mais amenas e são um incentivo para que as pessoas andem a pé, o que também é muito saudável. Por isso a arborização urbana tem um papel tão importante na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, disse a diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí, Sylvia Angelini.

O Programa Pé de Árvore é realizado em parceria pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que recebe as demandas e faz o projeto, com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) por meio da Unidam e do Jardim Botânico, que oferecem as mudas. E também com o apoio da DAE na abertura dos canteiros nas calçadas e execução do plantio.

“O morador entrou em contato conosco demonstrando interesse em arborizar ainda mais a calçada da rua, que é uma das principais do Jardim Paulista, e ter mais pontos de sombra. Analisamos toda a sua extensão e desenvolvemos o projeto, que além de deixar a calçada mais bonita, trará a sombra mencionada pelo morador, além de melhor qualidade do ar e a redução dos ruídos causados pelos veículos”, disse o assessor da UGPUMA, Victor Hugo Costa.

Criado em 2021, o Programa Pé de Árvore promove o plantio de árvores nas calçadas em frente aos imóveis dos proprietários que solicitam e se comprometem a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital pelo e-mail: urbanismo@jundiai.sp.gov.br. A preparação do local, plantio das mudas e instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. O munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/06/programa-pe-de-arvore-recebe-mais-18-novas-mudas-no-jardim-paulista/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original