Serra do Japi terá reforço na fiscalização a partir do final de semana

Publicada em 06/12/2023 às 15:05

A partir deste final de semana, com o propósito de coibir danos ambientais à área de proteção da Serra do Japi, forças integradas de segurança estarão reunidas para uma ação de fiscalização no região da Santa Clara. A operação também será realizada nos próximos finais de semana.

Farão parte da ação a Polícia Militar, o Departamento de Trânsito, a Divisão Florestal da Guarda Municipal, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e a Fundação Serra do Japi.

Serra do Japi terá reforço na fiscalização a partir do final de semana

No verão, a região da Serra do Japi, no bairro da Santa Clara, chega a receber até 300 pessoas em um único sábado. “Não queremos com esta ação proibir ou controlar a circulação das pessoas, mas criar práticas do uso sustentável da Serra do Japi, de acordo com a legislação ambiental. Existe um regramento quanto à ocupação e uso da área, mas as pessoas desconhecem a legislação, assim como se trata de uma área de proteção ambiental”, lembra o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

A ação deve fiscalizar e punir visitantes que forem flagrados descartando lixo, principalmente na Cachoeira de Morangaba, além de barulho exacerbado, invasão de propriedade particular e desmatamento da vegetação. A operação também contará com fiscalização por bafômetro e estacionamento em lugares proibidos.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/06/serra-do-japi-tera-reforco-na-fiscalizacao-a-partir-do-final-de-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original