Pinacoteca Municipal vira casa do Papai Noel durante o ‘Circuito Natal Luz’

Publicada em 07/12/2023 às 17:31

Pelo segundo ano seguido, a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe a exposição de Papais Noéis, como parte da programação do Circuito Natal Luz. “A Pinacoteca é o primeiro espaço cultural no importante corredor da rua Barão de Jundiaí e não haveria forma mais acolhedora de receber os visitantes para esta programação de Natal. Uma exposição que irá certamente agradar e emocionar todos os públicos”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

CONFIRA AS FOTOS DA EXPOSIÇÃO

Cerca de 500 peças de diversos tamanhos e materiais, a exposição desta vez está maior e ocupa três das salas do andar térreo, com produção, acervo e montagem de Alex Roch, Luiz Donizete Gomes, Maria Inês Bernardi, da Unidade de Gestão de Cultura e da Fundação Casa da Cultura e Esportes. Também são artistas convidados Edna Toledo, Marco Antonio Scarelli, Pedro Valli, Silvia Rocha, além dos jovens participantes do projeto Ressignificando Histórias, projeto intersetorial realizado pela UGC em parceria com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Uma das salas expositivas traz como tema “Natal na casa da vó”

As boas-vindas ficam por conta de um Papai Noel enorme, logo na fachada do prédio histórico. Em seguida, são diversas as suas representações, inclusive com a presença do famoso Papai Noel das Lojas Magalhães, antigo comércio da região.

As salas expositivas também seguem, cada uma, um conceito. Numa delas, o visitante terá a sensação acolhedora de passar o Natal na Casa da Vó. Outro ambiente aborda sustentabilidade, com a proposta Natal Reciclado. E, por fim, a exposição traz uma sala totalmente dedicada à estrela da exposição. Presentes em todas elas, instalações poderão contar com a interação do público para o registro de fotos, como sofás e chapeleiras com espelhos.

Acompanhada da mãe, Maria Gabriele aproveitou para compartilhar o pedido de presente para este Natal

Além do Papai Noel, outros personagens e temas natalinos conduzem o visitante pela exposição, como árvores de natal, presentes, bonecos de neve, soldados do clássico Quebra-Nozes, presépios e, claro, São Nicolau, santo da tradição cristã a quem se atribui a origem do Bom Velhinho.

A estoquista Bruna Ramiro, do jardim Santa Gertrudes, aproveitou a ida ao Centro para ir ao banco para levar a filha Maria Gabriele conferir a exposição. A pequena de oito anos aproveitou para compartilhar seu pedido de Natal. “Quem traz o presente é o Papai Noel, mas com a mãe da gente junto. Ele vem pela chaminé e este ano quero que me traga uma boneca”, comentou a estudante da Emeb Professor Carlos Foot Guimarães, que escolheu o Papai Noel da entrada como favorito.

A exposição pode ser visitada até o dia 06 de janeiro, de segunda a sexta feira, das 9h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4586-2326.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/07/pinacoteca-municipal-vira-casa-do-papai-noel-durante-o-circuito-natal-luz/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original