Projeto de educação ambiental em parceria com a Coca-Cola FEMSA completa cinco anos

Publicada em 08/12/2023 às 17:24

O projeto RenovAção, iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil desenvolvida em parceria com a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), comemorou, em 2023, cinco anos de realização. Para celebrar a marca, foi realizada na manhã desta sexta-feira (08) uma cerimônia no auditório Elis Regina do Complexo Argos, com as participações de estudantes, educadores e familiares, representando as mais de 7 mil pessoas impactadas nesse período, além da renovação da parceria.

CONFIRA AS FOTOS

Articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação – vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças da Prefeitura – e executado pelo GAIA Social, o RenovAção busca estimular os estudantes e a população do entorno das escolas a adotar hábitos voltados à reutilização e reciclagem de resíduos sólidos, manejo responsável dos recursos hídricos, economia de recursos naturais e reaproveitamento de materiais.

“Em Jundiaí, Cidade das Crianças, temos a convicção de que a construção da sociedade do futuro passa pela transformação do presente, através das crianças. Esta parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil e a GAIA Social agregam valores ao que a Educação de Jundiaí já tem feito nas escolas com foco na formação humanizada das crianças para que elas sejam protagonistas de suas vidas”, comemorou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Prefeito Luiz Fernando Machado reforçou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com a multinacional

Já a gerente de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil, Tamires Silvestre, também reforçou a importância e os impactos positivos da parceria com o Município. “A educação é o eixo de transformação de uma comunidade. Ao levar o RenovAção à rotina das escolas de Jundiaí, colaboramos para uma sociedade consciente e engajada na preservação do meio ambiente.”

Segundo a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, iniciativa potencializa o trabalho pedagógico desenvolvido pela rede municipal. O programa Escola Inovadora, por meio da metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’, tem como objetivo levar para a vida o conteúdo visto no livro e em sala de aula. Esta parceria com o projeto RenovAção vem para reforçar isso, proporcionando aos nossos meninos e meninas vivências significativas e transformadoras, capazes de humanizar a formação, reforçar a criação de vínculos e construir memórias para toda a vida.”

O diretor presidente do GAIA Social, Yuri Ongaro, reiterou a importância da iniciativa. “Além de promover a educação para a sustentabilidade e implementar soluções de resíduos e recursos hídricos nas escolas, o propósito do RenovAção é de desemparedar uma relação mais saudável e harmoniosa com o meio do qual somos parte, engajando famílias e comunidade a partir das escolas. Queremos inspirar novas gerações, mas também mobilizar as atuais para promover sustentabilidade em seu bairro e em sua cidade”.

Em 2023, as ações do projeto foram realizadas em dez unidades escolares. Além da elaboração de planos de aula relacionados à sustentabilidade para aplicação em toda a rede, foram realizadas ações de arborização (totalizando 49 mudas de árvores nativas em oito escolas) e a construção de maquetes com as propostas vinculadas a projetos de sustentabilidade. Ainda como parte das atividades previstas para este ano, durante o mês de dezembro, serão implantados Jardins de Chuva em três escolas: Ivo de Bona (Almerinda Chaves), Marly de Marco Pereira (Fazenda Grande) e Comendador Hermenegildo Martinelli (Caxambu).

Os estudantes Gabriel e Murilo representaram a Emeb Ivo de Bona durante a comemoração

Entre as maquetes apresentadas logo na entrada do auditório, os alunos do 3º ano B, da Emeb do Almerinda Chaves compartilharam a experiência que tiveram para o desenvolvimento de seus projetos. O Murilo Domingos, de nove anos, apresentou o sistema de captação de água já instalado na escola. “A água da chuva que cai no telhado da quadra vai direto para uma caixa d’água e com a água armazenada irrigamos as plantas dos jardins e da horta. A ideia é economizar água”, explicou, acompanhado da professora Vanessa Barbin.

Já Gabriel Casoni apresentou a proposta do Jardim de Chuva, em implantação na escola. “A instalação do jardim é para ajudar na permeabilidade. A terra capta a água da chuva e a direciona para o lençol freático. Assim, evita-se que a água fique acumulada no pátio e no parque, o que atrapalha quando queremos brincar.”

Também participaram da cerimônia a gerente de ESG da Coca-Cola FEMSA, Aricely Lamontanha; o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antonio Parimoschi; e os supervisores e diretores da rede municipal de ensino.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/08/projeto-de-educacao-ambiental-em-parceria-com-a-coca-cola-femsa-completa-cinco-anos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original