Crianças da Emeb Candelário participam do Torneio Sesi de Robótica

Publicada em 09/12/2023 às 10:06

A convite da realização do evento, sediado em Jundiaí nesta sexta-feira (08), a Emeb Joaquim Candelário de Freitas participou do Torneio Sesi de Robótica, iniciativa da rede de escolas em parceria com a empresa LEGO. Com atividades ao longo do dia, as 17 crianças dos quintos anos do Ensino Fundamental eram as únicas de escolas públicas entre os 34 times participantes da competição, realizada na unidade do Sesi da Cidade Administrativa.

A Emeb Candelário conta com um Espaço Maker, vinculado ao Fab Lab municipal, onde as crianças desenvolveram e programaram, ao longo dos últimos 60 dias, o robô autônomo com que participaram da competição. Em diversos rounds, os times tinham 150 segundos para executar 15 missões espalhadas pelos “tapetes” de competições, como movimentar peças e acionar mecanismos.

Com o sorriso no rosto e muita energia, a equipe Nightbotics teve Arthur Moura como programador

A Equipe Nightbotics, nome escolhido pelos integrantes para o Torneio, teve como programador o Arthur Moura, de 11 anos, que explicou o trabalho desenvolvido. “Na escola, programamos os comandos do nosso robô no aplicativo desenvolvido pela LEGO. A ideia era posicionar os blocos e atribuir números a eles para que o robô fizesse o movimento certo no tapete”, comentou o pequeno que deseja ser engenheiro civil, assim como seu pai. E acrescenta: “Vim e saio daqui feliz, independente do resultado”.

A gestora de Educação, VastÍ Ferrari Marques, cumprimentou os pequenos representantes de Jundiaí no torneio. “A busca por soluções e a integração das tecnologias e ferramentas são as chaves para o sucesso de todo profissional, independente do segmento em que ele atua. Por meio do programa Escola Inovadora, cada vez mais nossas escolas contam com mais tecnologia embarcada para que nossos meninos e meninas possam tirar do papel as soluções que encontram para as temáticas estudadas e sejam os melhores exemplos de como em Jundiaí a transformação da sociedade passa pelo investimento em Educação.”

Já no estande da escola, os estudantes apresentaram aos visitantes o Mundo das Crianças e as soluções que encontraram para o tema da competição

Além da competição, os times contavam com estandes de apresentação de projetos acerca do tema “Hobbies”, proposto pela LEGO. Após enquete envolvendo toda a comunidade escolar, o time jundiaiense escolheu o Mundo das Crianças como tema, local preferido pelos alunos quando o assunto é brincar. Assim, levaram para o torneio uma proposta de criação de micro aspersores de água para amenizar o calor. “Esses aspersores são como chuveiros, mas não encharcam, só refrescam mesmo. E a ideia é coloca-los perto das quadras de areia para quem praticou esportes”, acrescentou Arthur.

Além das presenças dos familiares, as atividades das crianças durante o dia de torneio foram acompanhadas pelo gestor adjunto de Educação, Mário Eugênio Onofre, e por Caroline Begiato, Sérgio de Andrade e Waldeban de Oliveira, integrantes da equipe do Fab Lab. Todas as crianças receberam do Torneio uma medalha de participação.

Além do público numeroso, só os 34 times levaram para o torneio mais de 300 pessoas, entre competidores e equipe técnica

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/09/criancas-da-emeb-candelario-participam-do-torneio-sesi-de-robotica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original