Circuito Natal Luz: Tradicional exposição de presépios está de volta ao Museu

Publicada em 10/12/2023 às 08:33

Como parte da programação do Circuito Natal Luz 2023, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão volta a receber a tradicional Exposição de Presépios. Entre acervos próprios e contribuições colaborativas de artistas e colecionadores, mais uma vez as centenas de representações da Natividade de Cristo voltam a ocupar todas as salas expositivas do Museu, tanto no andar térreo, quanto no andar inferior, no entorno dos jardins do Solar.

CONFIRA AS FOTOS DA EXPOSIÇÃO

“Sem precisar sair do corredor cultural da rua Barão de Jundiaí, os jundiaienses têm este ano o privilégio de visitar duas exposições com clima bem natalinos: a de presépios no Museu e de Papais Noéis na Pinacoteca Municipal”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

A empresária Rosa Baldan, moradora do Jardim Adélia, aproveitou para conferir a exposição acompanhada da filha Daniela e dos netos Lavínia e Arthur, de dez e três anos. “Viemos ao Centro para pesquisar óculos para a Lavínia e, como em todo fim de ano, aproveitei para conferir a exposição do Museu. Desta vez, o presépio que mais me impressionou foi aquele todo feito de fios de alumínio retorcido”, comentou.

Já a Lavínia lembrou-se da última visita ao Museu. “Estive aqui com a minha outra avó para ver a exposição sobre a Glória Rocha. Da outra vez, aqui havia sapatilhas, agora tem presépios”, brincou.

Desta vez, além das versões tradicionais e nos mais diversos formatos e tamanhos, estão presentes presépios como: uma versão inspirada na Villa de Jundiahy de 1772, outra em formato de cruz, alusões aos conflitos no Oriente Médio, outra ainda montada sobre notícias de guerras e conflitos em capas de jornais e revistas, sobre tabuleiro de xadrez, em cima da bandeira do Brasil, esculpida em giz de lousa, dentro de lata de sardinha e de uma mala de viagem, feita com origamis, com caixas de fósforo, arame, sal, terra, com legumes, materiais recicláveis e, até mesmo, uma versão bem jundiaiense, com tijolos removidos do muro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) para seu projeto de revitalização.

Entre contribuições de artistas em atividade e amigos já in memoriam, a exposição conta ainda com contribuições dos artesãos do programa Jundiaí feito à Mão, do coletivo #PretaEU, da Casa da Fonte e das equipes dos diversos departamentos da Unidade de Gestão de Cultura.

Além dos presépios, outros temas natalinos fazem parte da exposição, como árvores de Natal, guirlandas, reproduções da Sagrada Família e São Francisco de Assis, que, segundo a tradição cristã, teria sido o precursor na montagem de presépios. Outro tema muito querido dos visitantes, os ferroramas também estão presentes, com uma homenagem ao ex-ferroviário Laércio Tetto, recentemente falecido.

A exposição de presépios segue no Museu até o dia 06 de janeiro do ano que vem e pode ser visitada às segundas-feiras, das 12h às 21h; de terça a sexta-feira, das 10h às 21h; e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4521-6259.

Uma das instalações faz homenagem a Laércio Tetto, funcionário da extinta Cia. Paulista e recentemente falecido

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/10/circuito-natal-luz-tradicional-exposicao-de-presepios-esta-de-volta-ao-museu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original