1º reunião do Conselho Gestor da Serra do Japi elege mesa diretora

Publicada em 14/12/2023 às 09:33

Nesta quarta-feira (13), na primeira reunião do Conselho Gestor da Serra do Japi (Gestão 2023-2025), foram eleitos o novo presidente, vice-presidente e secretário. O encontro foi realizado na Sala de Situação do Paço Municipal.

Por unanimidade, Adriano Zonaro foi eleito presidente; Silvia Lúcia Vieira Cabrera Merlo, vice-presidente; e Tupã Negreiros, secretário. Na eleição, também foram formadas as Câmaras Técnicas de Uso e Ocupação de Solo e de Legislação. Os grupos são formados por membros titulares e suplentes que fazem análise de pedidos que interferem no uso das propriedades particulares e áreas públicas localizadas na Serra do Japi.

1º reunião do Conselho Gestor da Serra do Japi elege mesa diretora

“Jundiaí conta com 33 conselhos ativos e muito atuantes. Qqueremos desejar boas-vindas aos novos conselheiros que vão desenvolver esse trabalho importante que é ajudar a cuidar da Serra do Japi, um bem precioso da nossa cidade”, disse Luís Augusto Zambon, diretor do Departamento de Apoio a Conselhos e Entidades. O órgão está ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), sob o comando do gestor Gustavo Maryssael.

O Conselho Gestor da Serra do Japi tem como finalidade acompanhar as ações da Administração Municipal na gestão do Território da Serra do Japi em Jundiaí e propor ações para o estabelecimento e aprimoramento contínuo da política ambiental do bioma. O Conselho é formado por 15 representantes titulares e 15 suplentes para compor a participação da sociedade civil. O mandato é de dois anos, as reuniões acontecem mensalmente e o trabalho é voluntário.

“É muito importante a participação da comunidade nas ações de preservação da Serra do Japi. E o Conselho é um instrumento fundamental para que esse bioma tão importante continue vivo e integrado à sociedade”, disse o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

No encontro, também foi definido que as reuniões serão preferencialmente on-line, com a possibilidade de que elas sejam realizadas de forma presencial (a critério do conselho), na 1ª quarta de todo mês, às 15h. Excepcionalmente, em janeiro, a primeira reunião de 2024 ficou marcada para o dia 24/01.

Adriano Zonaro (à dir.) foi eleito presidente para a Gestão 2023-2025

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/14/1o-reuniao-do-conselho-gestor-da-serra-do-japi-elege-mesa-diretora/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original