Crianças da EMEB Ivo de Bona apresentam projeto para revitalização de parque

Publicada em 14/12/2023 às 12:00

Na manhã de quarta-feira (13), o prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alguns estudantes da EMEB Ivo de Bona para a apresentação de projeto para revitalização de bosque próximo à escola. A iniciativa partiu das próprias crianças, que ao observarem a área, identificaram a oportunidade de recuperar o espaço e transformar em parque. O encontro contou com a participação do vereador Daniel Lemos.

Prefeito ao centro, em seu gabinete. Vastí ao lado. Crianças cercam o prefeito e mostram a maquete do bosque.
As crianças mostraram para o prefeito o projeto através da maquete do parque

Com o desenvolvimento da maquete realizado no FabLab de Jundiaí, as crianças idealizaram e produziram em escala o material, que também foi apresentado ao prefeito. Moldado em torno dos quatro elementos da natureza, o parque – que já representa o elemento terra -, contará com outras três atrações: a tirolesa, representando o ar, a fogueira, o fogo; e a água, o rio. As atividades desenvolvidas estão relacionadas ao Currículo Jundiaiense, do programa Escola Inovadora, da Unidade de Gestão de Educação.

“As crianças de Jundiaí são protagonistas, desenvolvem projetos, buscam soluções e projetam melhorias a cidade como um todo. Temos o exemplo de outras iniciativas semelhantes que alcançaram destaque nacional. Não tenho dúvidas que o parque no Novo Horizonte será exemplo”, comentou o prefeito.

Além das atrações citadas, o parque conta uma flora diversa. Construções de bambus, Hortas e uma grande jaqueira serão alguns exemplos da biodiversidade do local. Para Davi Lucas de Oliveira Bezerra, estudante do 5º F, a curiosidade e empolgação para saber como o parque vai ficar é gigante. “Estou bem empolgado e curioso para ver como vai ficar. É meu último ano na escola e gostaria de deixar algo para as próximas turmas, principalmente para minha irmãzinha que irá entrar na escola ano que vem”, comentou.

Durante a reunião, a gestora de educação, Vastí Ferrari Marques, ressaltou a importância da escuta ativa às crianças, considerando a solução de problemas, a resolução de conflitos, as atividades de experimentação e investigação com foco na metodologia do desemparedamento da escola. “A revitalização do Bosque incentiva que meninos e meninas pensem as suas aprendizagens para além da sala de aula. Esta maquete fez com que pensassem no entorno da escola, vírgula nas possibilidades de aprendizagem, mediados por educadores que entendem a importância da conexão das crianças com e na natureza, na perspectiva do Currículo Jundiaense”, explicou.

Próximas etapas
Para dar prosseguimento ao processo de revitalização do parque será realizado um trabalho intersetorial, com a participação das seguintes unidades: Unidade de Gestão de Governo e Finanças, Unidade de Gestão de Educação (UGE), Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviço Público (UGISP). A revitalização faz parte do Plano Diretor para o Bairro Novo Horizonte.

“Estamos na primeira fase. No final de janeiro teremos elaborado o plano de trabalho e a previsão da entrega será no final de maio de 2024, no mês da família, com as famílias auxiliando no final dos trabalhos”, detalhou a diretora de Projetos Urbanos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Paula de Castro Siqueira.

Assessoria de Imprensa 
Foto: Fotógrafo PMJ 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/14/criancas-da-emeb-ivo-de-bona-apresentam-projeto-para-revitalizacao-de-parque/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original