Jundiaienses aprovam e prestigiam a programação de reabertura do Centro das Artes

Publicada em 16/12/2023 às 09:50

Reinaugurado pela Prefeitura nessa quinta-feira (14), o Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro conta até o próximo sábado (23) com uma extensa programação de espetáculos gratuitos para os públicos de todas as idades.

“Neste momento de celebração, estão todos convidados a prestigiar o novo Centro das Artes, conferindo as suas instalações totalmente revitalizadas e as atrações programadas. No total, são dez dias de festa, com 70 espetáculos e mais de 600 artistas locais, com atrações para todos os gostos, inclusive para o público infantojuvenil pelo programa Cidade das Crianças. Toda a programação com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Entre os que já aproveitaram para visitar o local, a Luísa Marchetti, de cinco anos, assistiu na tarde desta sexta-feira (15) ao espetáculo “Paula e o Lobo”, da Cena4. “Paula fez uma coisa errada, ela mentiu. Quando o lobo finalmente apareceu, ninguém acreditou nela”, comentou.

Luísa esteve acompanhada da mãe Lia e da avó Maria Teresa Rezende, que aproveitaram para conhecer o espaço reaberto. “Minhas filhas estudaram aqui no Centro das Artes. Na noite em que o espaço pegou fogo, na década de 1980, ouvimos de casa o barulho do Bombeiro. E elas tinham apresentação programada aqui no dia seguinte. E hoje viemos para prestigiar, está maravilhoso”, comentou Maria Teresa, que é moradora do Centro.

Já na Sala Josette Feres, o público numeroso assistiu à tarde à peça “A Aviadora”, com Tábata Makowski no elenco, e que conta a história de mãe e filha que possuem uma aviadora entre seus antepassados e refletem sobre legado e independência.

Entre as espectadoras estava a maestrina Claudia Feres, filha da musicista e educadora que passou a dar nome à sala de espetáculo. “Esta é a primeira apresentação que vejo aqui e ainda estou neste momento de entender a novidade. Eu moro na rua Prudente de Morais. Para a maioria das pessoas é só o nome de uma rua, mas para mim é o nome do meu tetravô. É mais ou menos o que estou tentando compreender sobre esta sala, que leva o nome da minha mãe”, comentou emocionada.

E a programação segue com atrações gratuitas. Neste sábado (16), às 9h, o Saguão recebe uma apresentação da Banda São João Batista. Já na Sala Glória Rocha, às 10h30, tem uma apresentação do Coral Canto Vivo, Madrigal Vivace e Coral Pio X, e às 20h uma Noite de MPB. E na Sala Josette Feres, a programação traz, às 14h30, o show Instrumental erudito com Bel Rebelo e Mirna Carvalho; às 16h30, o show de MPB, Jazz e Pop com Iza Guedes e Jesus Bertolini; às 17h30, Antonio e Claudia Guedes com show de violão e flauta; e a partir das 19h30, uma Mostra Narrativa Audiovisual com artistas diversos.

No domingo (17), a programação começa às 18h, com uma Noite de Dança com escolas e academias da cidade. Na Sala Glória Rocha estão programadas duas sessões, com início às 18h e às 20h, e as participações de mais de 30 grupos, incluindo do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) da Prefeitura. Já na Sala Josette Feres, a partir das 19h30 tem as apresentações de Quin Roque, do Núcleo de Dança e Bem-Estar e Tribalize – Nanda Nayad.

Já na semana que vem, os corpos artísticos municipais voltam a se apresentar. Na terça-feira (19), às 19h30, tem o espetáculo “Poesia em Canto” na Sala Glória Rocha. Com as participações do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e do Coral Municipal de Jundiaí (adulto), o espetáculo promete unir versos e melodias, criando uma experiência emocionante, dando vida às palavras por meio da música.

Na quarta-feira (20), também na Sala Glória Rocha, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) e Cia. Jovem de Dança apresentam-se, a partir das 19h30. O repertório da noite traz Bach, Beethoven e trechos do Ballet Quebra Nozes de Tchaikovsky.

Para a reabertura, o Centro das Artes recebe programação gratuita especial até o próximo sábado (23)

A OSMJ volta a se apresentar na quinta-feira (21), às 19h30, na Sala Glória Rocha, com seu Quinteto de Cordas. Com tema natalino, a apresentação trará em seu repertório canções tradicionais do período e composições de Händel, Vivaldi, Mendelssohn e Franz Gruber.

Já na sexta-feira (22), também às 19h30, na Sala Glória Rocha, a Cia. de Teatro de Jundiaí faz a tão aguardada estreia de “R.I.P. – Uma história de amor”, espetáculo que conta as tentativas de aproximação de Mário para declarar seu amor para Maria, tendo, em seu caminho, de enfrentar o rival Enrico, o Talarico.

Toda a programação contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.

Mais programação
Além dos espetáculos programados para o período, o visitante que for ao Centro das Artes poderá prestigiar a mostra de estreia da Galeria de Exposições Olga de Brito. Com os trabalhos de 42 artistas jundiaienses, a mostra poderá ser visitada até março e traz pinturas, fotografias, esculturas e instalações.

A programação completa das atividades no Centro das Artes já pode ser conferida na Agenda Cultural. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria do local ou pela internet, por meio da plataforma Sympla, a partir das 10h30 do dia anterior a cada apresentação.

O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro e fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 22h.

Na Galeria de Exposições, mostra de abertura traz os trabalhos de 42 artistas jundiaienses

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/16/jundiaienses-aprovam-e-prestigiam-a-programacao-de-reabertura-do-centro-das-artes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original