Jundiaí sobe e fica em 6º lugar entre as cidades médias no Programa Município Verde Azul

Publicada em 20/12/2023 às 15:53

O Governo de São Paulo, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira (19), entregou certificações a 280 municípios no nono ciclo do Programa Município Verde Azul. Jundiaí foi destaque, ficando em 6º lugar entre as cidades de 100 mil a 500 mil habitantes, recebendo 91 pontos. Em 2021, o município recebeu 77,41 pontos.

O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade. Jundiaí foi representada pelo diretor de Meio Ambiente, Walter Matheus e pela engenheira florestal, Karina de Lima.

“Jundiaí, Cidade das Crianças, tem investido em diversos programas para requalificar as áreas urbanas, proteger as áreas rurais, além de buscar energias sustentáveis. Os parques e jardins, a ampliação dos plantios de árvores – solicitada pelo Comitê das Crianças – e o próprio Mundo das Crianças que é uma sala de aula a céu aberto, demonstram que estamos no caminho certo. A melhoria no ranking do Município Verde e Azul confirma o trabalho desenvolvido multiplataforma”, reforça o prefeito Luiz Fernando Machado.

Jundiaí foi premiada e ficou em 6º lugar entre as cidades médias no Programa Município Verde Azul

“Jundiaí tem conseguido índices importantes em diferentes rankings. São várias políticas públicas que implementamos, como o programa Cidade das Crianças, Horta Urbana, o Plano de Bairro do Novo Horizonte e o Pé de Árvore e que contribuem com a nossa crescente melhora em vários indicadores”, disse o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

O governador Tarcísio de Freitas reiterou a importância do prêmio e o olhar para a preservação do Meio Ambiente. “A gente tem um grande desafio que é mostrar que a sustentabilidade não pode ficar no discurso. Transformar a sustentabilidade em plano, em ação, é o nosso grande desafio. E em um programa de incentivo, um município acaba estimulando o outro a melhorar a performance e os parâmetros de governança ambiental”, afirmou o governador.

Das 412 cidades participantes – cerca de 60% dos municípios paulistas –, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. “Nós estamos desenvolvendo uma proposta para o aumento no plantio de árvores na cidade, em parceria com a iniciativa privada. As árvores fornecem muitos benefícios, incluindo sombra, habitat para a vida silvestre e fauna, além de prevenção de desastres naturais”, disse o diretor de Meio Ambiente, Walter Matheus.

Além do reconhecimento e inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, os municípios certificados recebem um troféu confeccionado com madeira apreendida em operações da Polícia Militar Ambiental, como forma de conscientização sobre o combate ao desmatamento ilegal.

“As empresas que querem empreender e construir loteamentos na cidade, por exemplo, devem considerar as árvores remanescentes no terreno no cálculo de viabilidade do empreendimento. E essa viabilidade não pode passar pela supressão da vegetação. Essa é uma premissa importante para que o Meio Ambiente seja preservado “, disse Sinésio.

Cerimônia de entrega foi realizada nesta terça-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador Tarcísio de Freitas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/20/jundiai-sobe-e-fica-em-6o-lugar-entre-as-cidades-medias-no-programa-municipio-verde-azul/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original