Expressinho de Natal: Ainda dá tempo de aproveitar

Publicada em 21/12/2023 às 12:11

Os micro-ônibus iluminados com LED – Expressinho de Natal – oferecidos como transporte gratuito entre o Espaço Expressa e o Centro, pelo Circuito Natal Luz da Prefeitura de Jundiaí, que têm encantado a população vão funcionar até 22h30 de sexta-feira (23). Desde o início da campanha, em 1º de dezembro, quase 4 mil pessoas utilizaram o serviço para se deslocarem para o Centro, seja para compras ou lazer.

A expectativa é de que o serviço encerre com mais de 5 mil passageiros transportados entre o Espaço Expressa e os quatro pontos de parada espalhados pelo Centro de Jundiaí. O Circuito Natal Luz de Jundiaí, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, tem parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sincomercio, Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Catedral Nossa Senhora do Desterro.

“Além do Expressinho fazer parte do clima natalino, com festas e luzes, colabora para que as pessoas a circularem pelo Centro, sem a preocupação em estacionar, ajuda o comércio e ainda serve para análise do transporte público”, destaca o Gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte Público (UGMT), Aloysio Queiroz.

Expressinho Natal Luz circulará até amanhã, sexta-feira (22)

Rota

Os micro-ônibus decorados com luzes de led e adesivos especiais saem do Espaço Expressa, (antigo Complexo Fepasa), – onde é possível deixar o veículo estacionado com tranquilidade – e percorrem as principais ruas do Centro Histórico de Jundiaí. Os embarques são feitos com um intervalo de aproximadamente 20 minutos cada, com início a partir das 18h e término às 22h30.

“Sabemos que muitas pessoas deixam de ir ao Centro, nessa época do ano, justamente por conta de não conseguir estacionar. A sugestão foi facilitar, não cobrando estacionamento e fornecendo transporte gratuito. Isso ajuda a fomentar o comércio”, finaliza o diretor do Departamento de Transporte Público, Leslie Tealdi Litano.

Família Delaqua aproveitou para curtir mais uma vez o transporte e estacionamentos públicos gratuitos

A dona de casa Priscila Zarantonelo chegou cedo, na tarde quarta-feira (20), para aproveitar o Expressinho de Natal. Ela levou a filha Maria Fernanda, 5 anos, para andar de ônibus pela primeira vez, e ela adorou. “Eu adorei essa iniciativa da Prefeitura. Aproveito para fazer a vontade dela de andar de ônibus pela primeira vez e já garanto umas comprinhas para o Natal”, relata a mãe.

Para a menina, o passeio foi especial. “Eu achei bem legal. Gostei demais do Vaguinho (personagem da UGMT para ações educativas) e fiquei muito ansiosa pra andar de ônibus pela primeira vez”, conclui a Maria Fernanda.

O sucesso do serviço é tamanho que há pessoas retornando somente para passear no transporte, como é o caso da família Delaqua. “Nós gostamos tanto que essa já é a segunda vez na semana que a gente vem passear, mesmo que não vá comprar nada, pelo menos aproveita o passeio em família”, conclui a dona de casa, Cláudia Delaqua. 

Além disso, quem circular com o Expressinho poderá conferir as exposições no Museu Ferroviário que fica no Espaço Expressa e ficará aberto diariamente das 10h às 22h.

Pontos de parada no Centro:

Rua do Rosário – altura do nº 725 (próximo ao Fórum)
Rua do Rosário – altura do nº 297 (próximo à Catedral)
Rua do Rosário – altura do nº 55 (próximo ao antigo Quartel)
Rua Barão de Jundiaí – altura do nº 128 (em frente à Pinacoteca e à Câmara Municipal)

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/21/expressinho-de-natal-ainda-da-tempo-de-aproveitar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original