Empreendedorismo em alta com a FENS em 2023; mais oportunidades virão em 2024

Publicada em 24/12/2023 às 07:59

Jundiaí fecha neste ano mais um capítulo das ações para o desenvolvimento econômico e social com números expressivos, neste ano. Somadas às quatro edições da FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços) realizadas em 2023, a movimentação financeira gerada pelos pequenos e microempreendedores com as vendas rompeu a barreira dos R$ 5 milhões.

O montante faz jus à participação maciça dos empreendedores – foram mais de 1,5 mil expositores neste ano (2ª, 3ª e 4ª edições no Parque Comendador Antônio Carbonari e mais a 1ª FENS nos Bairros Região Oeste, no Eloy Chaves) – e ao total de público gerado em todos esses eventos: superior a 100 mil pessoas. Toda a estrutura é custeada pela Prefeitura de Jundiaí, os empreendedores não pagam nada para participar.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA UM DOS ESTANDES DA FENS (FEIRA DO EMPREENDEDOR, NEGÓCIOS E SERVIÇOS), REALIZADA NO PARQUE DA UVA. EM PRIMEIRO PLANO ESTÃO PRODUTOS COMERCIALIZADOS E, AO FUNDO, UMA EMPREENDEDORA ATENDE DOIS CLIENTES NO BALCÃO
FENS teve edições realizadas no Parque da Uva e também na Região Oeste da cidade: oportunidade para mais de 1,5 mil empreendedores

Para quem expôs seu trabalho na feira, o sentimento é de gratidão. Os sócios Marcos Paulo Loschi Barbarini e Felipe Colucci asseguram que o resultado da FENS foi excelente para a loja, que oferece produtos para decoração de ambientes. “A Prefeitura de Jundiaí proporcionar um lugar daquele, o Parque da Uva, um espaço generoso de exposição e sem custo nenhum para a gente é incrível”, disse Marcos. “Nossa loja foi aberta em fevereiro e ganhou muita visibilidade na feira”, completou Felipe.

Essa proximidade do poder público com quem gera renda no município e que ajudou a transformar Jundiaí na 15ª maior economia do Brasil está evidenciada em gestos como a desburocratização e agilidade oferecidos no Espaço Jundiaí Empreendedora (prestes a completar dois anos), no Maxi Shopping. Ou mesmo no “Café com o Setor Produtivo”, iniciativa criada em 2017 pela Prefeitura de Jundiaí, na busca por aproximar o poder público das demandas geradas pelas empresas instaladas no município – mais de 200 reuniões já foram realizadas nesse período, sempre com índices altos de resolução.

4ª Edição da FENS teve solenidade de abertura com a participação de autoridades locais

Mais emprego

Neste ano, quase 4 mil pessoas também garantiram emprego por meio da conexão gerada pelo portal Jundiaí Empreendedora entre interessados nas vagas e as mais de 1 mil empresas cadastradas na ferramenta on-line. Pelo portal, também foi possível disponibilizar 31 cursos on-line, totalmente gratuitos. “Nossa gestão entende a importância de valorizar a geração de emprego e estimular o empreendedorismo. Desde as reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, até os cursos de qualificação que oferecemos: há um conjunto real de ações que busca criar esse ambiente de negócios e oportunidades na cidade”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

No Espaço Jundiaí Empreendedora, mais de 21 mil atendimentos foram realizados até o início da semana, considerando também a utilização do primeiro coworking público da cidade – localizado no espaço.

Perspectivas

Apesar dos números e do reconhecimento de que Jundiaí está entre as melhores cidades do Brasil para se empreender, o município quer mais. Recentemente, a Prefeitura de Jundiaí apresentou o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII). O objetivo é utilizar este estudo, que ouviu mais 1,6 mil pessoas e realizou 14 oficinas, para nortear os próximos passos voltados ao desenvolvimento econômico e social do município.

Uma das estratégias apontadas pelo plano é de continuar a incentivar as políticas de apoio e valorização do comércio local, sobretudo aos pequenos e microempreendedores. O orçamento municipal para 2024, estimado em R$ 4,4 bilhões, já prevê a realização de novas edições da FENS. “Estamos trabalhando para incentivar cada vez mais a cultura do empreendedorismo e fortalecer este ambiente de geração de negócios. A FENS, por exemplo, tem esse caráter de potencializar negócios, networking e alavancar os negócios dos empreendedores, por isso foi muito bem aceita tanto pelos participantes quanto pelos consumidores”, destacou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/24/empreendedorismo-em-alta-com-a-fens-em-2023-mais-oportunidades-virao-em-2024/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original