Com projeto inovador, Hospital Universitário reduz infecções em UTI Neonatal

Publicada em 27/12/2023 às 08:48

Através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi), em parceria com os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, BP, Hcor, Oswaldo Cruz e Moinhos de Vento, o projeto de segurança voltado para os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Universitário de Jundiaí conseguiu reduzir em 80% as infecções relacionadas à assistência à saúde. Devido à queda substancial no número de agravos, além da melhoria direta aos pacientes, houve, durante o período de 2 anos, economia de R$ 3,7 milhões.

“O cuidado com os pequenos é essencial para o desenvolvimento pleno da primeira infância. Para isso, um avanço como esse, que reduz a gravidade dos casos de infecção na UTI Neonatal, é imprescindível. Essa melhora na saúde pública é uma vitória para a cidade.” destacou o Prefeito Luiz Fernando Machado

O impacto positivo do programa foi destacado pelo médico responsável pela UTI neonatal do HU e diretor clínico, André Grion, que ressaltou a diminuição significativa no tempo de internação hospitalar e no uso de antibióticos. “Deixamos de gastar R$ 3,7 milhões ao longo do período, reduzindo significativamente o tempo de internação hospitalar dos pacientes, na medida que evitamos as infecções também economizamos com a redução dos insumos utilizados, tratar uma infeção custa caro ao serviço de saúde”, enfatizou Grion.

As infecções evitadas abrangeram casos relacionados ao uso de cateter venoso central e pneumonia associada a ventilação mecânica. O acompanhamento de aproximadamente 350 pacientes no HU foi fundamental para avaliar o sucesso do programa. Itibagi Rocha Machado, superintendente do HU, sublinhou a importância da luta contra as infecções hospitalares, destacando que “as infecções são motivos de preocupação mundial devido ao impacto significativo na segurança do paciente e nos custos hospitalares”.

UTI Neonatal do Hospital Universitário adequou processos conforme trabalho realizado em parceria com grandes hospitais

Na fase inicial do projeto, uma equipe especializada em segurança do paciente do Hospital Albert Einstein visitou o HU, identificando processos que necessitavam ser implementados e outros melhorados. Isso envolveu mudanças estruturais e processuais, incluindo a revisão dos protocolos de prevenção de infecções e a implementação de treinamento contínuo. Segundo Grion, a prática de higienização constante das mãos em cada incubadora reduziria os riscos. “Atingimos uma taxa de higienização de mãos de 96% na nossa UTI, muito acima da média nacional”, ressaltou o diretor clínico.

Outras ações também foram adotadas para contribuir na redução de infecções, como a readequação da identificação do leito do paciente, separação de áreas úmidas e de preparo de medicamentos, instalação de quadro de gestão diária, acomodação de acrílicos para guardar prontuários e documentos dos pacientes, crachás com dicas preventivas, visitas multiprofissionais diárias onde são discutidos todos os pacientes, troca mais frequente de cateter, relatórios diários de consumo de materiais e procedimentos, entre outras.

Apesar da certificação hospitalar de excelência ONA nível 03, o HU reconhece a importância de revisar e aprimorar os protocolos e processos em busca da melhoria contínua. O próximo passo do projeto é estender essas práticas bem-sucedidas para outras UTIs do hospital e, posteriormente, para a rede pública de saúde.

Assessorias de Imprensa HU e Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/27/com-projeto-inovador-hospital-universitario-reduz-infeccoes-em-uti-neonatal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original