Em 2023, 2.818 animais foram castrados nos mutirões realizados pelo DEBEA

Publicada em 29/12/2023 às 08:12

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), realizou, em 2023, 2.818 castrações de cães e gatos nos mutirões promovidos pelo órgão. As ações, totalmente gratuitas, foram realizadas em diversos bairros da cidade.

“Nosso objetivo, com os mutirões, especialmente os descentralizados, é evitar o descontrole populacional de cães e gatos e, para isso, procuramos alternativas para ampliar a adesão ao programa de castração gratuita. Para 2024, a meta é ampliar esse número”, explica a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos.

Neste ano, entrou em vigor um novo contrato de prestação de serviços de castração. Com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões em cinco anos, a previsão é que sejam realizadas 5.100 castrações por ano, aumento de 155% em relação ao contrato anterior. Até então, o recurso disponibilizado permitia a realização de aproximadamente 2.000 castrações/ano. O contrato tem vigência de 5 anos, podendo ser prorrogado por mais 5.

Os tutores de cães e gatos interessados em castrar seus animais de estimação gratuitamente podem fazer o cadastro pelo site do DEBEA ou pelo aplicativo APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos, com idades entre três meses e oito anos, e peso acima de um quilo e meio. Os próximos mutirões, os primeiros de 2024, estão previstos para a segunda quinzena de janeiro.

Lembrando que todos os animais castrados saem microchipados. Até agora, 12.065 animais estão no banco de dados da Prefeitura já microchipados.

Vale ressaltar que Jundiaí apresenta uma série de políticas para promoção do bem-estar animal. O Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA), por exemplo, realiza o apoio a protetores, atendimento clínico veterinário para a população de baixa renda, adoção, entre outros serviços. O Departamento também ganhará uma nova e ampliada sede, que está em fase inicial de obras.

Senhora de blusa rosa com cachorro no colo
Política de Bem-estar animal de Jundiaí está sendo reforçada

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/29/em-2023-2-818-animais-foram-castrados-nos-mutiroes-realizados-pelo-debea/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original