HSV encerra 2023 com avanços tecnológicos e melhorias estruturais

Publicada em 31/12/2023 às 08:00

Com 121 anos, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) é, atualmente, modelo de inovação, qualidade e referência em todos os Estados quando o assunto é serviço de saúde pública no Brasil. Números apontam a excelência do atendimento prestado à comunidade, sendo a instituição mais lembrada pela população pelo segundo ano consecutivo. Outro dado importante é demonstrado pelo nível de satisfação do usuário, alcançando 98% de aprovação nos últimos meses.

Os resultados representam a construção de um Novo Hospital São Vicente, marcado por grandes avanços tecnológicos, ações de preservação do meio ambiente, resolutividade e produtividade, promoção da educação em saúde e, principalmente, readequação de sua estrutura física, proporcionando um ambiente mais confortável e seguro para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. Em 2023, foram investidos, aproximadamente, R$ 11 milhões, entre mobiliários, equipamentos e reformas.

“É uma alegria ver a transformação do Hospital São Vicente. O HSV está entre as prioridades da Administração porque contribui, diretamente, com a boa qualidade de vida das pessoas graças ao seu trabalho resolutivo e humanizado”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Destaques e Investimentos

Neste ano, a unidade inaugurou o novo prédio do Ambulatório do Colaborador, localizado na Rua Jorge Zolner, nº 201, espaço de atenção à saúde de profissionais que atuam na Instituição e nas unidades administradas pela entidade. No local, são realizados atendimentos eletivos multiprofissionais para os quase 3 mil colaboradores da Instituição e conta com agendamentos para nutricionista, ginecologista, psiquiatra, psicóloga e clínico geral.

O prédio de 255 m² é composto por uma recepção; totem de autoatendimento; consultórios climatizados; sala de coleta e sala de triagem; espaço de desjejum para ser utilizado após as coletas de exames; sistema de climatização com renovação de ar; salas de reuniões; entre ouros espaços.

Ressonância Magnética instalada dentro da unidade hospitalar, sendo operada no Hospital
Primeira Ressonância Magnética instalada dentro da unidade hospitalar

Em mais uma ação de melhoria, a nova fachada do Pronto Atendimento Central também foi entregue, com a climatização da nova área; acessibilidade por meio de piso tátil, espaço para café com bistrô e 20 lugares para espera. A quantidade de lugares para espera também foi ampliada, passando de 09 para 20 lugares. De janeiro a agosto de 2023, o PA Central registrou a média de 12.722 atendimentos por mês.

Dando sequência ao projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, de readequação dos quartos e banheiros da instituição, o HSV finaliza o ano com 15 quartos revitalizados na enfermaria IV e 03 na enfermaria I, totalizando 18 quartos e 38 leitos.

Vale ressaltar que a grande conquista da entidade em 2023 foi a entrega da Ressonância Magnética, a primeira instalada dentro da unidade hospitalar. A viabilização do novo serviço é resultado da soma de esforços entre a empresa ICON Diagnósticos por Imagem, o HSV e a Prefeitura de Jundiaí, de onde provém a maior demanda, aproximadamente, mil exames por mês. Neste novo modelo de operação, que traz a Ressonância Magnética para dentro do Hospital, foi possível reduzir o custo dos exames para pacientes internados em 33%. Neste local, cujo espaço é amplo, completo e acessível, é possível atender os pacientes internados e de casos eletivos com mais conforto, humanização e acolhimento.

“Quando iniciamos este trabalho, em 2017, encontramos muitos desafios. Mas com seriedade e responsabilidade, conseguimos organizar o Hospital São Vicente. É um orgulho ver a unidade hospitalar avançando a cada dia, reunindo sempre profissionais qualificados e equipamentos de ponta à disposição do usuário”, explicou o Gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi.

HSV do Futuro

Para construir um futuro próspero e tecnológico, o HSV implantou ferramentas que contribuem para mudanças que construam uma instituição mais moderna, focado na Saúde 4.0, que faz parte da Tecnologia da Informação (TI) e oferece serviços na área da saúde, sendo conhecido também como Saúde Digital ou Health 4.0.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito para esse modelo é o campo do conhecimento associado com o desenvolvimento e uso de novas tecnologias para melhorar a saúde. A Saúde 4.0 expande o conceito de e-Saúde para incluir consumidores digitais, abrangendo smart-devices e equipamentos conectados à internet. O conceito também abrange outros usos da tecnologia na saúde, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data e Robótica.

Ambulatório do Colaborador reformado, com decoração em azul e branco
Ambulatório do Colaborador foi totalmente reformado para maior conforto

Atualmente o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) possui 31 projetos em seu portfólio do Programa de Transformação Digital, sendo 11 projetos concluídos; 11 projetos em andamento e 9 projetos a iniciar. Hoje, segundo avaliação Healthcare Information and Management System Society (HIMMS), o HSV tem maturidade digital Nível 4. “Estamos na jornada para certificação HIMMS 7, ou seja, ser um Hospital 100% digital e zero papel em 2024”, reforça Matheus Gomes.

Assessoria de Imprensa HSV


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/31/hsv-encerra-2023-com-avancos-tecnologicos-e-melhorias-estruturais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original