Com mais de 50 projetos em andamento, Jundiaí avança em todas as regiões

Publicada em 02/01/2024 às 08:00

Construção de novas vias de acesso, viadutos, pontes, asfalto, reformas em escolas, construção de equipamentos de saúde e de segurança, renovação do parque de iluminação e investimentos em novos sistemas de informática e tecnologia. Esses são alguns dos projetos em execução pela Prefeitura de Jundiaí. A cidade, que completou 367 anos em 14 de dezembro de 2023, contabiliza obras em todas as regiões, somando R$ 428,8 milhões em investimentos na Cidade das Crianças.

As mais recentes entregas realizadas pela gestão foram em celebração ao aniversário da cidade, com a revitalização e reforma do Centro das Artes – o grande destaque do ano, além de o prédio ser ponto histórico na cidade, é referência em cultura para todas as gerações -, a Sala de Ginástica e pista de Skate no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Vanderlei Sperandio, no Santa Gertrudes, a Sala de Ginástica no CECE Antonio de Lima, o Jardim da Mobilidade e o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Santa Gertrudes.

Mas, para os próximos meses, outras obras de grande impacto para a cidade estão em vias finais de construção.

Pista de skate do CECE Vanderlei Sperandio
Pista de skate do CECE Vanderlei Sperandio foi uma das entregas especiais pelo aniversário da cidade

Para o primeiro semestre de 2024, vários projetos são previstos para ser entregues à população. Na Saúde, as principais entregas são a Clínica da Família e Pronto Atendimento da Ponte São João, na região Leste, além do Ambulatório de Especialidades Médicas e Diagnósticos e Pronto Atendimento Vila Progresso, pela região Sul; ainda na mesma região, na Segurança, o destaque para o Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES), onde ficarão as sedes da Guarda Municipal, da Defesa Civil, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC).

Na Mobilidade, foco no Complexo Viário da Região Sul e o prolongamento da avenida Antonio Frederico Ozanan e a requalificação viária no entorno das marginais da João Cereser, na altura do Jardim Shangai e Engordadouro, na região Noroeste completam o quadro das obras em fase final.

Obras avançadas do Complexo Viário da Região Sul
Complexo Viário da Região Sul está com as obras avançadas e será entregue em 2024

“Jundiaí é a sede da Região Metropolitana local, referência em atendimento de saúde em alta complexidade para os sete municípios do entorno, conta com amplo parque industrial, com mais de 160 empresas multinacionais de 25 países. É uma cidade em que o investimento para a qualidade de vida é uma constante. Garantir a pujança econômica, a qualidade de vida e o serviço de excelência sejam entregues à população é o trabalho da gestão”, enfatiza o prefeito Luiz Fernando Machado.

Na Cidade das Crianças, ainda são contabilizados obras e investimentos com prazos de entregas mais dilatados, como a reforma e remodelação do Parque do Trabalhador (Corrupira), que será iniciada no primeiro trimestre de 2024; as obras de reformas e construção das Novas UBSs Morada das Vinhas e Vila Rio Branco, a construção e ampliação no Centro Esportivo Ovídeo Bueno, o viaduto e as marginais para acesso ao bairro Corrupira – uma demanda antiga que já começou a ser executada; além de investimentos em saneamento como a construção de novas adutoras e redes de esgoto no Mato Dentro, novo reservatório no Ivoturucaia, o Parque Linear no Espaço Expressa entre outras obras.

Para administrar os investimentos, desde 2017, o modelo administrativo adotado é baseado na iniciativa privada, com controles rígidos e foco nos resultados. A tecnologia também é aliada, com sistemas de acompanhamento das obras em tempo real, inclusive, com câmeras de monitoramento, que podem ser acessadas por toda a população, na página do Observatório Jundiaí, no site da Prefeitura.

Homem de camiseta azul trabalhando nas Obras do Centro de Especialidades Médicas e Diagnósticos e Pronto Atendimento Vila Progresso
Obras do Centro de Especialidades Médicas e Diagnósticos e Pronto Atendimento Vila Progresso

Palavra da população
Moradora na região da Vila Progresso, a manicure Gersomina Sanches está de olho nas obras perto de sua casa, o Centro Médico de Especialidades e Pronto Atendimento Progresso. “Desde o início, eu estou de olho e feliz em ver que está saindo do papel. A região vai ganhar um serviço muito importante de saúde”, comentou Gersominha, que, junto com a amiga Edna Vianna, costureira, também falou sobre o andamento da construção. “Está indo muito bem!”, reforçou.

São mais de 50 obras em andamento em todas as regiões da cidade. Monitorar os avanços e atuar enfaticamente nas situações que podem comprometer os prazos são tarefas permanentes do time de Governo, que realizam reuniões de monitoramento, quinzenalmente.
Há 20 anos instalado próximo ao Complexo Viário da Região Sul, o tapeceiro Jaime Carreiro comemorou a futura nova rota: “Com certeza a obra ficará muito boa, pois vai diminuir o trânsito local e economizar o tempo dos motoristas. Converso com muitas pessoas da região e todos estão ansiosos com esse viaduto”, afirmou Jaime.

Regina Zugatto e José Carlos Mariano trabalharam como vendedores de sorvete e salgados no Parque do Trabalhador (Corrupira), nas décadas de 1990 e 2000. “O parque sempre foi importante para toda a cidade. Ficamos felizes pela iniciativa de reforma e renovação. Hoje, Jundiaí tem muitos parques, mas esse é um dos primeiros”, explicou o casal, que também mora na região, que ainda recebe melhorias viárias e em saneamento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/02/com-mais-de-50-projetos-em-andamento-jundiai-avanca-em-todas-as-regioes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original