Retrospectiva: Educação Inovadora é destaque no ano de 2023

Publicada em 02/01/2024 às 08:00

Durante o ano de 2023, Jundiaí, através do programa municipal Escola Inovadora, consolidou as metodologias transformadoras de ensino, além da sala de aula. Trabalhos intersetoriais foram elaborados para a ampliação de projetos e produção de novas iniciativas na Educação alcançaram os cenários nacional e internacional, fortalecendo o reconhecimento de Jundiaí.

“A aprovação de todo esse ecossistema requer trabalho nas políticas intersetoriais da Cidade das Crianças. Aliado a isso, o desenvolvimento dos principais pontos do programa Escola Inovadora no ano de 2023 fez com que a nossa Educação fosse devidamente reconhecida, trazendo interesse nos métodos implementados no município”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado, lembrando dos reconhecimentos em encontros e eventos internacionais para apresentação de cases jundiaienses.

O torneio MenteInovadora marcou mais um ano, impactando milhares de crianças e famílias, em sua segunda edição, com atividades que estimulam o raciocínio e as capacidades socioemocionais das crianças.

Duas garotas de uniforme, sentadas de frente uma para a outra. Ao centro da mesa, um jogo de tabuleiro é jogado.
No torneio MenteInovadora, as crianças puderam experimentar uma competição saudável e divertida

Além da competição municipal, os estudantes também tiveram a oportunidade de participar da Olimpíada Internacional ‘Mathématiques Sans Frontnières 2023’, onde estudantes dos 4º anos e 5º anos da EMEB Profª Marina de Almeida Carvalho Rinaldi receberam certificações e reconhecimento.

Parcerias
A cidade iniciou e renovou parcerias importantes para o setor. Para incentivar novas iniciativas e investir nas categorias STEAM – sigla, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, a cidade começou uma colaboração com a AWS – Amazon Web Services, que disponibilizou R$ 950 mil para serem investidos em projetos, que já foram iniciados, como os jardins de chuva, abelhas sem ferrão entre outros.

Crianças sentadas assistindo as premiação das iniciativas contempladas pelo edital lançado pelo Fundo da AWS
A Emeb Ivo de Bona recebeu a cerimônia de premiação das iniciativas contempladas pelo edital lançado pelo Fundo da AWS

Com o objetivo de ampliar a inovação e avanço, Jundiaí prorrogou, em novembro, durante o aniversário de cinco anos do Fab Lab, sua parceria com o Sesi, fortalecendo a oferta de atividades que incentivem as crianças a desenvolverem em espaços ‘maker’.

Em dezembro, Jundiaí ampliou sua parceria em projetos educacionais com a Coca-Cola FEMSA Brasil, por mais um ano, com o projeto RenovAção, que traz como eixo principal de trabalho a sustentabilidade. “As parcerias com a iniciativa privada, articuladas pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), são diferenciais da gestão, que garantem serviços adicionais. A Educação é um grande exemplo deste tipo de iniciativa, que agrega oportunidades de desenvolvimento para nossos estudantes”, reforça o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.

Reconhecimento Internacional
As práticas disruptivas do “Desemparedamento da Escola”, proposta da Unidade de Gestão de Educação (UGE) pelo programa Escola Inovadora, renderam à cidade o reconhecimento internacional na conferência deste ano da “Children & Nature Network”. Durante o evento que aconteceu em Denver, nos dias 12, 13, 14 e 15 de junho, a proposta de Jundiaí esteve junto a outras 12 práticas que chegaram à final.

Joaquim Leguia (Diretor Executivo da ANIA do Peru) Adnan Fachini (Coordenadora Pedagógica da UGE), Ian Mostert (Líder do Projeto Criança e Natureza da Holanda)  Brenda Kessler (Gerente de Projetos CN&N – Children and Nature Network)  Vastí Ferrari  Johan Lambrix (Coordenador Educacional da Província de Limburg – Bélgica), na conferência “Children & Nature Network”

“Representar a Educação de Jundiaí em uma conferência de tamanha importância é gratificante. Ter a oportunidade de compartilhar o painel Global Lessons on Green com a Holanda, Bélgica e Peru para discutir a importância da natureza para o desenvolvimento completo das crianças foi um passo relevante para prosseguir com o processo de mudança do aprendizado por meio do desemparedamento escolar”, reforçou a gestora, Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/02/retrospectiva-educacao-inovadora-e-destaque-no-ano-de-2023/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original