Festa da Uva 2024 terá diversas ações de sustentabilidade

Publicada em 04/01/2024 às 17:50

A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí 2024, que começa na próxima quinta-feira (11), trará novidades, e entre elas, ações de sustentabilidade. Na degustação de vinhos e suco de uva, haverá também campanha de reciclagem de copos descartáveis.

Com foco na sustentabilidade, no stand do chope Germânia, um dos patrocinadores da Festa, haverá uma recompensa para incentivar a coleta e o descarte correto: cada 30 copos recolhidos poderão ser trocados por um chope no posto de troca, localizado na área do Empório de Jundiaí. Já nos stands dos chopes artesanais, serão disponibilizados copos biodegradáveis.

Festa da Uva 2024 terá diversas ações de sustentabilidade aos visitantes

“A ideia é fazer com que as famílias recolham seus copos de maneira voluntária e, em troca, sirva como uma brincadeira para interação entre os visitantes. Essa ação faz parte do nosso foco de tornar a Festa da Uva mais sustentável”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro também reitera a importância da geração de uma menor quantidade de resíduos. “Como são milhares de visitantes que recebemos todos os anos, a quantidade de resíduo gerado é muito grande e isso tem um impacto muito significativo no Meio Ambiente. Nós temos uma enorme responsabilidade com as futuras gerações, especialmente partindo da política da infância estipulada pelo programa Cidade das Crianças, da qual Jundiaí faz parte”, disse.

Neste ano, a pedido dos produtores de vinho, também não haverá degustação de produtos em copos de plástico descartáveis. Serão disponibilizadas taças personalizadas (de acrílico), que devem ser adquiridas pelo público pelo valor de R$ 10 e que, posteriormente, podem ser usadas na degustação dos produtos em todas as adegas. Na edição de 2023, foram usados mais de 300 mil copinhos e, com essa ação, além de degustar os vinhos, o visitante terá um souvenir da Festa para levar para casa.

Degustação de vinhos também terá novo formato na edição de 2024 da Festa da Uva

Produtor de vinho em Jundiaí, Gabriel Fontebasso, da Adega Fontebasso, explica a ideia: “Nós identificamos que, no modelo anterior, além da quantidade excessiva de plástico que era gerada e ficava no Meio Ambiente, havia uma enorme quantidade de vinho ou suco que era desperdiçada. Com as taças personalizadas, isso fica bastante reduzido, além de proporcionar uma melhor experiência de degustação ao público”, lembrou.

Além dessas ações, não será permitido o uso de canudos plásticos na Festa. Somente serão utilizados canudos de papel este ano. Também haverá intensificação no trabalho de separação de resíduos orgânicos e materiais recicláveis e os expositores também foram orientados sobre a importância da separação. Nos diferentes pavilhões, lixeiras identificadas também estarão espalhadas.

“Uma Festa com a relevância da Festa da Uva, que tem toda uma preocupação social, envolve nossas entidades assistenciais, beneficia pequenos empreendedores, nossos bairros, comunidade, empreendimentos turísticos, agora reforça também uma visão preocupada com o meio ambiente. Essas ações irão reduzir de modo significativo a geração de resíduos da Festa e torná-la mais sustentável”, explica a diretora Marcela Moro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/04/festa-da-uva-2024-tera-diversas-acoes-de-sustentabilidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original