Barracas do “Produtor na Praça” são opções para a compra da uva de Jundiaí

Publicada em 06/01/2024 às 08:00

Promovido pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o programa “Produtor na Praça” é uma das opções para a população adquirir as uvas plantadas na cidade, que são conhecidas nacionalmente pela qualidade. A safra deste ano marca a primeira safra da Uva Niagara Rosada de Jundiahy após certificação de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência, expedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

“O projeto visa auxiliar o pequeno produtor do município de Jundiaí no escoamento da sua safra, que vai desde o plantio, sua colheita até a chegada do produto ao consumidor. E oferece essa opção de uma fruta fresquinha e de qualidade para a população”, disse a diretora de Abastecimento de Jundiaí, Georgea Casoti.

Morador de São Paulo, Tadeu da Silva Freitas vem a Jundiaí todo ano só para comprar a uva. “Faço questão de vir todo ano porque essa uva é especial. Além de ser mais doce, encontramos nas barracas uma uva fresquinha e colhida no dia”, disse. Mara Ramos, moradora do Caxambu, também faz questão de passar nas barracas e levar uma caixa de uva todo ano. “A uva de Jundiaí é a mais gostosa. E nesse começo de ano, é uma tradição comer a uva”.

Na barraca da Família Donati, no bairro Caxambu, 200 caixas de uvas que vêm do sitio da família chegam a ser vendidas diariamente. A caixa pequena, de 1,5 kg, custa R$ 20. Na Freire Frutas, na avenida Prefeito Luiz Latorre, no Jardim das Hortências, a barraca chegou a vender todas as caixas de uva em um dia. “A melhor uva do estado é de Jundiaí, né? Por isso o pessoal procura bastante”, lembra Felipe Freire, que trabalha na barraca.

Freire, da barraca na Av. Luiz Latorre, diz que a uva de Jundiaí é muito procurada

“Estamos em plena safra da uva, então o consumidor encontra uma fruta de qualidade em vários pontos espalhados pela cidade e que privilegiam o pequeno produtor”, disse o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez. A Festa da Uva é outra opção de compra da fruta símbolo da cidade. Neste ano, ela será realizada nos dias 11, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27, 28 de janeiro e 02, 03 e 04 de fevereiro, no Parque da Uva. Quinta-feira (somente abertura) das 18h às 22h. Sextas-feiras das 18h às 22h, aos sábados das 10h às 22h e aos domingos das 10h às 21h. Haverá praça de alimentação, exposição de produtores da cidade, vinho, artesanato, espaço infantil – em alinhamento ao programa Cidade das Crianças – atrações culturais e muito mais.

Para se inscrever como “Produtor na Praça”, os interessados deverão preencher o formulário presente neste link. Mais dúvidas podem ser tiradas pelos telefones da UGAAT: (11) 4589-8580 ou 4589-8577. E também pelo e-mail: depart_abastecimento@jundiai.sp.gov.br. Os endereços das barracas estão disponíveis na página do Departamento de Abastecimento através deste link.

Caixas de Uva Niagara Rosada de Jundiaí nas barracas do “Produtor na Praça”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/06/barracas-do-produtor-na-praca-sao-opcoes-para-a-compra-da-uva-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original