Força-tarefa contra a dengue recolhe 10 toneladas de inservíveis no Ivoturucaia

Publicada em 10/01/2024 às 17:55

Nesta quarta-feira (10), foi realizada, durante todo o dia, nova ação para recolhimento de materiais inservíveis no bairro Ivoturucaia. A força-tarefa, que recolheu 10 toneladas, faz parte da mobilização da Prefeitura de Jundiaí para o combate e enfrentamento das arboviroses, principalmente a dengue, com risco de epidemia na cidade. Os caminhões da Limpeza Pública começaram o trabalho logo cedo e recolheram os materiais descartados nas calçadas que foram deixados pelos moradores.

“A região do Ivoturucaia é uma das que mais nos preocupa, pois ainda continua com a transmissão de dengue. Por isso realizamos essa ação extra como uma nova medida para bloquear os casos. Somente hoje foram três caminhões recolhidos, o que mostra a efetividade da ação”, disse a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), a biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

Pneus, sofás velhos, latas, vasos sanitários, entre outros itens, foram recolhidos na ação contra a dengue

Aparecido Conceição Maia tem uma borracharia no bairro e fez a parte dele. “Esse serviço é muito importante, pois nos ajuda com o descarte correto e previne contra a dengue”, disse.

Na ação, foram recolhidos itens como pneus, sofás velhos, latas, vasos sanitários, garrafas de vidro e baldes. Só não foram recolhidos entulhos. “A região do Ivoturucaia, assim como toda a cidade, recebe a coleta regular de lixo domiciliar, reciclável e o cata-treco, na porta das casas. Essa ação extra foi planejada para auxiliar na mobilização para a limpeza dos quintais, retirando os inservíveis que podem resultar em criadouros”.

A força-tarefa no Ivoturucaia foi a segunda realizada pela Prefeitura em 2024. Nos dias 4 e 5 de janeiro, 906 imóveis foram visitados. Em todo o País, o cenário é preocupante, com aumento de casos. Além dos fatores climáticos – chuvas e altas temperaturas -, está em circulação os sorotipos 3 e 4 da dengue, não prevalentes há muitos anos, que aumentam o risco de agravamento da doença e de mortes.

O Município, a partir da Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão – faz o monitoramento diário da situação para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente. “É muito importante que a prefeitura reforce esse trabalho, porque podemos organizar melhor a casa e nos desfazendo do que não usamos mais”, lembra a dona Maria Aparecida Espírito Santo, moradora há 50 anos do Ivoturucaia.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/10/forca-tarefa-contra-a-dengue-recolhe-10-toneladas-de-inserviveis-no-ivoturucaia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original