Hospital São Vicente é certificado pela Organização Nacional de Acreditação

Publicada em 15/01/2024 às 17:05

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) recebeu, nesta segunda-feira (15), a Acreditação ONA nível 2, Acreditado Pleno – que além de avaliar os critérios de segurança, também exige da organização uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre as áreas.

Um evento especial em comemoração foi realizado nas dependências da unidade e contou com a presença do Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; o Gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi; Gestor da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos; Gestor da Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera; Presidente do HSV, Denílson Cardoso de Sá; e o Superintendente do HSV, Matheus Gomes; entre outras autoridades municipais, além do corpo diretivo e de colaboradores do Hospital. Também estiveram presentes a diretora executiva, Mara Machado, e o diretor de relacionamento, Jadson Costa, representando o Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

A instituição, que recebeu nível 2 de acreditação, atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente e gestão integrada em todas as áreas

“Gostaria de compartilhar a felicidade em poder participar desta atividade, no Hospital São Vicente. Conheço os processos que envolvem esta acreditação e sei que, hoje, a Instituição conta com protocolos estabelecidos, cumpridos e que seguem a qualidade de saúde pública do município de Jundiaí, principalmente quando falamos de alta complexidade. Destaco que, após sete anos de gestão, somamos grandes avanços na saúde da cidade e entendemos a vocação de cada equipamento que compõe este sistema. O que temos aqui é o encontro da boa técnica, fluxos organizados, acolhimento e humanização. Agradeço, especialmente, aos colaboradores da unidade, fundamentais para a construção e conquista desta certificação”, ressalta o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

Evento reuniu autoridades, colaboradores e parceiros do Hospital São Vicente

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, o Hospital São Vicente passou por uma avaliação detalhada, por meio do IQG, que foi a Instituição Acreditadora Credenciada, e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada e gestão integrada entre os processos.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do Hospital São Vicente é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

Matheus Gomes: além de celebrar, é momento de agradecer o engajamento, o comprometimento e a dedicação de cada colaborador do Hospital

“É uma alegria colaborar e acompanhar de perto esta conquista tão importante e significativa. Esta acreditação reforça a seriedade e a qualidade do serviço prestado pelo Hospital São Vicente para a população de Jundiaí e região. Este reconhecimento é um programa contínuo, com avaliações permanentes e que nos dá força e coragem para sempre buscar o aprimoramento do nosso trabalho. Seguiremos ainda mais unidos em busca da ONA Nível 3 e da certificação em rede”, afirma Matheus Gomes, superintendente do HSV. “Além de celebrar, é momento de agradecer a cada colaborador do Hospital. Nada disso seria possível sem o engajamento, o comprometimento e a dedicação de vocês. Todos, sem exceção, são importantes e necessários neste trabalho que prioriza a segurança do paciente”, conclui Gomes.

“Nós parabenizamos a Instituição pela certificação e agradecemos a parceria firmada desde o início das avaliações, sempre com comprometimento e dedicação, tanto das equipes quanto da gestão. Este é um trabalho constante e, em breve, estaremos aqui para celebrar a conquista do último nível”, disse Mara Machado, diretora executiva do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/15/hospital-sao-vicente-e-certificado-pela-organizacao-nacional-de-acreditacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original