Prefeitura inicia plantio de 6,6 mil árvores às margens do Rio Jundiaí

Publicada em 17/01/2024 às 09:41

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), iniciou, nesta semana, o plantio de 6,6 mil árvores às margens do Rio Jundiaí. O primeiro ponto foi um trecho na Marginal do Rio Jundiaí, próximo ao limite de município com Várzea Paulista.

“Em Jundiaí, a preservação do meio ambiente tem relevância em todas as ações de governo. Desenvolvemos políticas públicas para garantir ações que possam contribuir para a mitigação da crise ambiental e dos eventos climáticos extremos. A revitalização da bacia do Rio Jundiaí é umas dessas medidas que estão sendo reforçadas”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A medida, que busca trazer mais qualidade ambiental, conforto ao microclima e preservação, faz parte do projeto de Reflorestamento com Espécies Nativas nos Trechos das Margens do Rio Jundiaí. Estão sendo plantadas espécies de Goiaba, Amora, Ipê, Paineira, Quaresmeira e Umbaúba, por exemplo. “Só neste trecho, nós plantamos cerca de 700 mudas nativas”, disse Amaro José da Silva, um dos responsáveis pela execução do plantio na área.

Prefeitura inicia plantio de 6,6 mil árvores às margens do Rio Jundiaí

Segundo Walter Matheus, diretor de Meio Ambiente da UGPUMA, o plantio contará com espécies nativas arbóreas que recomporão a mata ciliar do Rio. “Começamos com esse trecho e pretendemos ampliar em todas áreas públicas e privadas às margens do Rio Jundiaí, que foram degradadas por ações antrópicas. A revitalização da bacia é um projeto de longo prazo, que conta com várias fases”, lembra.

Compensação ambiental
Além do plantio, também há outros projetos de compensação ambiental em andamento na cidade. Para a obra de canalização do rio Jundiaí, por exemplo, será garantida a preservação de mais 78 mil metros quadrados de mata em pé, o que amplia a proteção ao patrimônio natural da Serra do Japi. A medida, denominada como área verde de preservação, teve o investimento de R$ 448,5 mil. Atualmente, a área tombada em Jundiaí na Serra do Japi é de 93 milhões de metros quadrados.

Trecho na Marginal do Rio Jundiaí recebeu aproximadamente 700 mudas de árvores nativas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/17/prefeitura-inicia-plantio-de-66-mil-arvores-as-margens-do-rio-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original