Frutas, verduras e legumes expostos na Festa da Uva são doados às entidades assistenciais de Jundiaí

Publicada em 17/01/2024 às 16:17

Uma tonelada de frutas, legumes e verduras que foram utilizadas na decoração dos pavilhões no primeiro final de semana da Festa da Uva foi doada para o Fundo Social de Solidariedade e encaminhada à entidades assistências da cidade. A ação, que é uma parceria da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), com o Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e a Associação Agrícola de Jundiaí, é realizada todas as segundas-feiras após a festa e é responsável por contribuir com alimentos saudáveis e em boas condições de consumo, reforçando os atendimentos dessas instituições assistidas.

Nesta semana, receberam as doações o Lar Nossa Senhora das Graças, o Instituto Luiz Braille e o SOS. Nas próximas semanas, outras 9 entidades da cidade receberão os alimentos (3 por semana). “Esta é mais uma iniciativa que reforça e consolida a integração entre as Unidades de Gestão da Prefeitura de Jundiaí em benefício das entidades assistenciais e das pessoas que mais precisam. É uma quantidade de alimentos importante e que ajuda bastante no dia a dia das entidades”, disse a presidente do FUNSS, Vanessa Machado.

Idosos do Lar Nossa Senhora das Graças recebem as frutas da Festa da Uva

Os produtos são selecionados e separados em lotes por servidores da Prefeitura para serem enviados ao Funss. “Além de ser o maior evento do Agronegócio da cidade, a Festa da Uva também é o maior evento de cunho social da cidade, pois trabalha em várias frentes de arrecadação de doações”, lembra o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Assistente Social do Lar Nossa Senhora das Graças, Juliana da Paz reitera o quanto a doação é importante. “É um acesso diferente e importante para os idosos, pois o evento consegue chegar até o Lar. Dessa forma, eles conseguem saborear as frutas da Festa, que é tão tradicional na cidade”. Atualmente, a entidade cuida de 68 idosos.

Outra ação social realizada, esta aos domingos, é o leilão das frutas premiadas. Após a venda dos lotes montados, a Associação Agrícola de Jundiaí reverte o valor arrecadado e que também é doado ao Fundo Social para a realização de cursos e oficinas. No primeiro final de semana, foi arrecadado R$ 3.790,00.

Lembrando que a Festa da Uva tem entrada gratuita, mas os visitantes que desejam colaborar com o Fundo Social podem fazer a doação de um quilo de alimento não perecível em uma das portarias do Parque. A Festa continua nos próximos três finais de semana, às sextas, sábados e domingos, até o dia 04 de fevereiro.

Frutas, legumes e verduras expostas na Festa da Uva são doadas a entidades assistenciais da cidade

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ / Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/01/17/uma-tonelada-de-frutas-legumes-e-verduras-da-festa-da-uva-e-doada-as-entidades-assistenciais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original