Arboviroses e escorpiões: Ação intersetorial é reforçada em reunião no Paço Municipal
Publicada em 01/02/2024 às 18:02Em continuidade às ações determinadas pelos planos de contingência às arboviroses e acidentes com escorpiões, da Prefeitura de Jundiaí, a Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou encontro com representantes de todas as Unidades de Gestão (UGs) para explicações e soluções de dúvidas sobre os temas, que tem aumentado o número de casos em todo o Brasil em decorrência de diversos fatores, entre eles, o aumento da temperatura global.
“O trabalho é conjunto. Seja na replicação das informações no setor, na casa, na rua ou na escola. Estamos vivenciando aumento de temperaturas que facilitam o desenvolvimento de escorpiões e do Aedes aegypti”, comentou a diretora do departamento na Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raiza.
Jundiaí registrou, em 2023, 94 casos de picadas de escorpiões em 2023, quatro a menos que em 2022. No entanto, apesar do número menor, é essencial a atenção com o aracnídeo, que é plenamente adaptado ao meio urbano e sua picada pode ser fatal em crianças em idosos. “A maneira mais eficiente de controlar e evitar acidentes com os escorpiões é eliminando alimento, acesso, ambiente e água. A aplicação de inseticidas não é eficiente em se tratando desses animais, que podem ficar um ano sem se alimentar e 10 horas sem respirar”, explica da diretora.

Já em relação à dengue, os números de casos registrados nas primeiras semanas de 2024, assim como segue a tendência nacional, são elevados. “Ainda não é possível saber se a circulação do vírus 3 da dengue está na cidade, porém, nos locais onde a circulação foi confirmada, o número de casos com sintomas mais graves é maior. Combater o mosquito é essencial para evitarmos mortes”, reforçou a biomédica e gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) Ana Lucia de Castro Silva.
A publicação semanal do boletim específico sobre as arboviroses, feita no portal da Prefeitura de Jundiaí, é feita semanalmente, às sextas-feiras, e no painel é possível identificar a região onde há maior número de casos e notificações e o perfil dos contaminados.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
-
20/02/2025
Dengue: população precisa redobrar os cuidados para evitar a doença. Casos seguem em crescimento
-
18/02/2025
UBS Maringá oferta atendimento para pacientes de área rural no Cream
-
14/02/2025
Febre Amarela: equipes percorrem mais quatro bairros para vacinar a população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original