Jundiaí e Sorocaba trocam experiências sobre parcerias com o Terceiro Setor

Publicada em 01/02/2024 às 08:38

Nesta semana, servidores de Jundiaí que atuam diretamente com as parcerias mantidas com o Terceiro Setor, foram a Sorocaba para realizar uma visita técnica e trocar experiências com servidores da cidade. O objetivo foi aprimorar os conhecimentos sobre o recém-implantado Sistema Online de Prestação de Contas.

“Sorocaba utiliza um sistema de prestação de contas informatizado, semelhante ao que foi implantado em nosso Município ano passado, há quase dois anos. Foi devido a essa experiência que a Comissão Intersetorial das Parcerias realizou a visita técnica”, explica o Diretor de Convênios e Parcerias da Unidade de Gestão da Casa Civil e Coordenador da Comissão, Tales Calegari.

O grupo foi recebido pelo Controlador Geral, Dr. Carlos Alberto de Lima Rocco Jr., pelo Auditor Geral, Dr. Leonardo Domingues Nascimento, e pelo responsável pela Seção de Convênios e Parcerias de Sorocaba, Matheus de Oliveira Lima. Os assuntos discutidos foram as semelhanças e diferenças de procedimentos internos em ambos Municípios, os fluxos adotados durante a execução e, principalmente, as ações realizadas na fase de prestação de contas das parcerias.

Comitivas de Jundiaí e Sorocaba reunidas para a visita técnica

“Na Gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, Jundiaí avançou consideravelmente nos assuntos relacionados às parcerias mantidas com as Organizações da Sociedade Civil. Dentre eles, a criação da Comissão Intersetorial das Parcerias – um grupo técnico com representantes de várias Unidades de Gestão que atua no aprimoramento da aplicação do MROSC no Município, para simplificar os processos existentes para a formalização de parcerias e possibilitar um diálogo mais próximo com as entidades”, comenta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

Entre as ferramentas já existentes em Jundiaí, destaca-se o Portal MROSC, que compila informações sobre a aplicação da Lei Federal no Município – a ferramenta foi desenvolvida pela Cijun, liderada pelo diretor-presidente Amaury Marquezi; o Manual de Procedimentos do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que, atualmente, está em sua 2ª Edição e conta com versão física e digital; e a implantação do Sistema de Prestação de Contas, responsável por agilizar o processo final das parcerias.

Também participaram da visita o Controlador Geral do Município, Alexandre Akita; além de Elaine Contato, representante da Unidade de Gestão da Promoção a Saúde; Adriana Picciano, da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social; e Bruno Thomas dos Santos, da Unidade de Gestão da Educação.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/01/jundiai-e-sorocaba-trocam-experiencias-sobre-parcerias-com-o-terceiro-setor/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original