Encontros da Rede Cidade Caminhável começam com apresentação do Plano de Bairro de Jundiaí

Publicada em 02/02/2024 às 15:06

Na tarde desta quinta-feira (31), foi realizado o primeiro encontro da Rede Cidade Caminhável, criada em dezembro de 2023 pelo Instituto Caminhabilidade para ser um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre as equipes dos projetos inscritos no Prêmio Cidade Caminhável de 2021 e 2023. Jundiaí, vencedora do Prêmio na categoria de cidades médias com o Plano de Bairro Novo Horizonte e região, foi convidada a apresentar o trabalho para a Rede, com destaque para a criação dos percursos da infância. Atualmente, a Rede é composta por 20 cidades de todas as regiões do Brasil e mais de 50 participantes.

Para Leticia Sabino, fundadora do Instituto Caminhabilidade, a Rede é uma oportunidade de incentivar e dar escala às boas iniciativas realizadas no país. “Estamos muito felizes em conseguir reunir tantas pessoas das gestões municipais interessadas em promover a caminhabilidade nas cidades, tema base para fazer cidades que realmente sejam para todas as pessoas. E confiantes na capacidade das trocas para ampliar e qualificar os projetos”.

Os percursos da infância previstos no Plano são trajetos prioritários para receber investimentos públicos em ações de mobilidade ativa, segurança viária, sinalização, arborização, intervenções lúdicas e acessibilidade. Eles passam por equipamentos públicos, praças e parques, em uma extensão linear de 21 km, sendo 7 km para o percurso principal e 14 km para o percurso secundário, valores que devem ser duplicados ao qualificar as calçadas de ambos os lados da rua.

O trabalho foi apresentado pela diretora do Departamento de Urbanismo da UGPUMA, Sylvia Angelini, e pela arquiteta Alissandra Bernardini. Adriana Uemori, assessora de Políticas para a Infância, também participou do encontro. “Fazer parte da Rede Cidade Caminhável é uma oportunidade de conhecer de perto experiências de políticas públicas bem sucedidas e aprender com os colegas, mas também reforça nosso compromisso com a execução das ações apresentadas, que passam a ser acompanhadas por várias cidades”, afirmou Sylvia.

Após a apresentação, houve um momento para perguntas e interação entre o grupo. “A cidade de Jundiaí sempre surpreende ao apresentar seu trabalho com dados, metodologia e o contexto mais abrangente das políticas públicas. Este Plano de Bairro é uma referência para as demais cidades; as perguntas feitas na reunião demonstraram o interesse das demais prefeituras por mais detalhes do trabalho”, disse Letícia.

Além de Jundiaí, a cidade de Campo Grande (MS) também apresentou seu trabalho: o Plano Municipal de Rotas Acessíveis/Projeto Piloto Coophavila II. 

Encontros da Rede Cidade Caminhável começam com apresentação do Plano de Bairro de Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/02/encontros-da-rede-cidade-caminhavel-comecam-com-apresentacao-do-plano-de-bairro-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original