Na Cidade das Crianças, HU reduz quase 40% a mortalidade infantil

Publicada em 03/02/2024 às 08:00

Referência em atendimento materno-infantil, o Hospital Universitário (HU) de Jundiaí encerrou o ano de 2023 com recordes positivos. O mais importante na Cidade das Crianças é a redução em 40% na mortalidade infantil entre os meses de janeiro e novembro. O hospital, que recentemente recebeu o selo ONA 3 em qualidade de atendimento, além de participar de pesquisas em rede com grandes instituições do setor, também elevou a produtividade, com a realização de cirurgias infantis 24h por dia, inclusive com o atendimento do mutirão de cirurgias eletivas ortopédicas, iniciado no ano passado.

“O crescimento produtivo do HU é resultado de investimentos e do trabalho das equipes. A queda da mortalidade infantil é fruto da busca constante pela excelência, tanto da gestão, quanto dos colaboradores. Toda a equipe está de parabéns”, elogiou o prefeito Luiz Fernando Machado, durante reunião, na manhã de sexta-feira (02), no gabinete do Paço Municipal, com o superintendente do HU, Dr Itibagi Rocha Machado e os gestores de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi e Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos.

O gestor também enfatizou a parceria do HU na realização das cirurgias eletivas. “As pessoas que estão em situação de urgência, são atendidas imediatamente, na porta do hospital. Mas aquele é tem caso eletivo, aguardava em casa, alguns por muitos anos. Essas operações ortopédicas realizadas pelo HU ao longo do ano passado mudou a vida de mil pessoas, proporcionando qualidade de vida para quem esperava por uma órtese ou prótese de quadril, por exemplo”, reforçou o prefeito.

Reunião no Gabinete do Paço Municipal reuniu prefeito e gestores para apresentação de dados sobre HU

Em números

Somente a taxa de mortalidade no equipamento, passou de 1,34 em 2021 para 0,72 em 2023. O  que significa redução de 46%, num período em que a taxa de ocupação de leitos teve crescimento de 32%, passando de 69,35% em 2021 para 91,63% em 2023. Especificamente no caso de crianças, a redução foi de 23,56% em janeiro para 14,42% em novembro, redução de 40%.

Outros dados também crescem aos olhos, como a quantidade de cirurgias realizadas por mês, que saltou da média de 203 em 2021 para 312 em 2023. Desse total, quase um terço é de procedimento ortopédico eletivo, que desafogou as filas da cidade.

Para os próximos meses, a superintendência do HU já trabalha de maneira preventiva, com os cenários de retorno das aulas e quedas nas temperaturas existe a expectativa de aumento na procura por atendimento. “A partir de março é esperado aumento no volume de atendimentos, mas, conseguimos avançar com a estrutura mantendo a qualidade e a humanização”, reforçou o superintendente do HU, Dr Itibagi Rocha Machado.

Cirurgias eletivas ortopédicas realizadas no HU atenderam a pessoas com necessidades de órteses e próteses

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/03/na-cidade-das-criancas-hu-reduz-quase-40-a-mortalidade-infantil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original