Volta às aulas: rede municipal de ensino dá as boas-vindas às crianças

Publicada em 06/02/2024 às 13:08

Nesta terça-feira (06), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura dá as boas-vindas aos cerca de 37 mil estudantes para o início do ano letivo de 2024. Na Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, no Fazenda Grande, escola de Ensino Fundamental I que neste ano contará com cerca de 300 estudantes, o período da manhã marcou a volta das turmas dos terceiros, quartos e quintos anos.

Para Franchesca Barbosa, de nove anos, a chegada ao quarto ano veio com a alegria da preparação pelo retorno à escola. “Durante as férias passei uns dias na casa da minha avó e fui à piscina e ao shopping, pois queria comprar uma mochila nova. Mas eu estava empolgada para voltar, principalmente para a aula de Educação Física”, comentou a aluna, que até pintou mechas novas em seu cabelo para voltar à escola, acompanhada no primeiro dia pela mãe, a autônoma Catiana Sales.

Com mochila e penteado novos, Franchesca estava empolgada para que chegasse o dia de voltar à escola

O Pedro dos Santos, da mesma idade, também teve companhia para o dia especial: a mãe, a auxiliar de limpeza Patrícia Lima, e os irmãos Mariana e Miguel, de dez e quatro anos. “Eu brinquei muito nas férias, principalmente de pega-pega. Não via a hora de voltar, principalmente para rever a diretora Ana Lúcia Cassiano e ter aulas de Língua Portuguesa. E quem me acompanhou hoje com minha mãe foi minha irmã, que já estudou aqui, e meu irmão pequeno, que agora vai para a Emeb Benedita Alzira, mas quer estudar aqui também.”

Os três amigos do 3º ano A Guilherme Dantas, Felipe Silva e Pedro Toledo, todos de oito anos, dividiram as opiniões sobre o primeiro dia de aula. Pedro queria muito voltar à escola: “De tão ansioso eu não conseguia nem dormir”.

“Acordar cedo, às 6h da manhã, é complicado”, falou Felipe com sinceridade.

“Nas férias eu podia brincar mais. Mas para animar, fui até cortar o cabelo”, comentou Guilherme.

Pedro contou com as companhias da mãe e dos irmãos para voltar à escola

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, falou da importância do início do ano letivo. “Depois da reunião com os pais e responsáveis realizada ontem por toda a rede, as escolas voltam a ter a alegria e vibração que somente a volta das nossas crianças é capaz de garantir. Desejamos a todos os estudantes, famílias e educadores que 2024 seja um ano letivo de muitas aprendizagens, vivências e investigações, garantidos pelo programa Escola Inovadora e pela metodologia do “Desemparedamento da Escola”, reunidos neste ambiente mágico e transformador que são as escolas”, comentou.

A primeira semana das crianças nas escolas contará com aulas e vivências diversas de adaptação. Parte dessas atividades irá compor a programação do “Voa Pé”, realizadas em parceria com as Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Esporte e Lazer (UGEL). Entre apresentações teatrais, contações de histórias, brincadeiras, intervenções artísticas e práticas esportivas, em locais como o Mundo das Crianças, a Fábrica das Infâncias Japy, Jardim Botânico, parques, praças e complexos esportivos.

Entre os amigos Guilherme, Felipe e Pedro, as opiniões sobre a volta às aulas misturavam o desejo de voltar a estudar com a necessidade de se readaptar à rotina

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/06/volta-as-aulas-rede-municipal-de-ensino-da-as-boas-vindas-as-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original