Com R$ 16 mi investidos, Prefeitura e Governo do Estado entregam Centro de Viticultura e Enologia de Jundiaí

Publicada em 07/02/2024 às 14:47

Nesta quarta-feira (07), foi inaugurado, pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Jundiaí, o Centro de Viticultura e Enologia da Escola Técnica Estadual Benedito Storani (Etec BeSt). O laboratório foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Governo Estadual, com foco no avanço do setor e na oferta de serviços e educação qualificados e específicos para os produtores de suco e de vinho da cidade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 16 milhões.

A entrega contou com a presença do governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, do prefeito Luiz Fernando Machado e demais autoridades do Centro Paula Souza. “Jundiaí é um orgulho para o Estado de São Paulo. E ter esse centro de viticultura e enologia acompanhado de um curso técnico forma não só a produção de qualidade, mas a gestão e a administração do negócios”, disse o governador em exercício.

Prefeitura e Governo do Estado entregam novo Centro de Viticultura e Enologia de Jundiaí

O Centro de Enologia já conta com um curso técnico (que teve a primeira turma iniciada em agosto do ano passado) com a duração de três semestres. É o primeiro curso técnico do Estado em Viticultura e Enologia. “O Centro de Enologia é uma conquista para toda a Região Metropolitana de Jundiaí e para todo o Estado de São Paulo, pois vai possibilitar aos produtores de suco de uva e de vinho um incremento importante na qualidade dos produtos”, reforçou o prefeito Luiz Fernando.

Durante a solenidade, o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí e ex-diretor da ETEC, Eduardo Alvarez, recebeu uma homenagem por ter sido o mentor do projeto. “É gratificante entregar uma estrutura dessa para a população e para os produtores de suco e vinho de Jundiaí. Foram 14 anos de planejamento e trabalho, até que se chegou a esse resultado: a entrega de um dos centros de viticultura e enologia mais modernos do Brasil”, ressaltou.

O local conta com salas para produção de suco de uva e do vinho, laboratórios químicos, área de envase, adega para armazenamento dos vinhos e sala de degustação. O Centro tem capacidade de processar 5 toneladas/hora de uva para elaboração de vinho e suco. Atualmente, 22 vinícolas fazem parte da Rota Turística do Vinho em Jundiaí.

Produtor de vinhos de Jundiaí, Evandro Marquesim, que também está matriculado no curso técnico, valoriza o espaço: “Toda essa estrutura, com maquinário moderno, vai fazer com que o nosso produto dê um grande salto, principalmente pelo uso da tecnologia na vinificação, que muitos produtores hoje em dia não têm disponível.

Eduardo Alvarez, gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, foi homenageado pela implementação do centro

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/07/com-r-16-mi-investidos-prefeitura-e-governo-do-estado-entregam-centro-de-viticultura-e-enologia-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original