Visitantes aprovam nova proposta expositiva no Solar do Barão

Publicada em 08/02/2024 às 08:00

Desde a reabertura do Solar do Barão na última semana, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – sediado no tradicional casarão da família Queiroz Telles – tem contado com a presença e aprovação de diversos visitantes, interessados em apreciar sua arquitetura, resgatar memórias afetivas ligadas ao local e observar os detalhes que passam despercebidos quando há outras exposições em cartaz.

Percorrendo suas instalações – antes cômodos da casa familiar e hoje resumidas em cerca de 15 salas expositivas -, os visitantes podem observar cada detalhe e contar, ainda, com o apoio de equipe do Departamento, para recepção e acompanhamento durante a visita.

O diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini, explica a proposta. “Após as exposições sobre o Holocausto e de Presépios, a reabertura do Solar sendo ele próprio a exposição faz parte de uma programação escalonada de atividades para este semestre. Neste momento, o visitante pode fazer a visita por conta ou ser acompanhado pela equipe do Departamento. Em seguida, o receptivo será composto por atores locais, com figurino de época, a fim de proporcionar uma experiência diferenciada aos visitantes. E tudo isso culminará na exposição que ficará em cartaz ao longo do ano, sobre a Jundiaí dos períodos Colonial e Imperial, e que irá abordar diversos aspectos da vida local neste recorte temporal, como, por exemplo, as atividades econômicas, a vida religiosa, os enterramentos e a chegada dos imigrantes, da ferrovia e da indústria.”

CONFIRA MAIS FOTOS DO MUSEU

Sem as estantes, acervos e instalações de outras mostras, o visitante pode apreciar os detalhes da pintura da antiga sala de jantar do casarão

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, reforça o papel da Prefeitura na preservação do imóvel. “Vale destacar que este prédio é a sede do Museu desde 1982, mas, até dezembro de 2020, continuava sendo propriedade da Associação das Irmãs Vicentinas, herdeiras do prédio. Graças a uma permuta sem custos, a Prefeitura passou naquela data, finalmente, a ser a proprietária do Solar, novidade importante para a sua manutenção e preservação patrimonial.”

Detalhes e histórias
Além da apreciação dos detalhes e da arquitetura, um dos destaques comentados pelos visitantes são as famosas “lendas urbanas”, informações difundidas acerca do Solar e que foram refutadas pelas pesquisas historiográficas. A primeira delas diz respeito ao prédio ser a residência do Barão – título dado a Antonio de Queiroz Telles – quando, na realidade, o imóvel se tratava de propriedade para uso veraneio, tendo se tornado residência somente para gerações futuras da família.

Outra história frequentemente trazida pelos visitantes é acerca do porão do imóvel, onde o imaginário popular acredita ter sido usado como senzala para escravizados. Apesar de a presença de grades para circulação de ar visíveis na fachada do prédio na rua Barão reforçar a crença popular, o vão subterrâneo e a ventilação integravam um antigo sistema que mantinha a qualidade do madeiramento no piso.

Vitória e Gabriel aproveitaram o passeio cultural pelo Centro para visitar o Solar, onde foram acompanhados por Euler Tegani, da equipe do Museu

Os próprios jardins, imaginados por muitos como uma versão versalhesca criada pela família aristocrata, não passavam de um quintal de terra batida, horta, chiqueiro e galinheiro dos então moradores, e que tomaram sua característica atual somente na década de 1970, pelas mãos da Prefeitura e idealização do arquiteto Antônio Panizza para o passeio dos pedestres entre as ruas Barão e Rangel Pestana.

E, para finalizar, talvez o maior dos temas abordados pelos visitantes: a famosa história da visita de Dom Pedro II e de seu pernoite na cama do Barão. História refutada pela análise da cobertura jornalística da época, que comprova ter sido curta a estadia do imperador no local, para comer o “pequeno almoço” – café-da-manhã, no Português da época –, após ter desembarcado na estação ferroviária em viagem pelo interior paulista.

O pedreiro Claudio de Godói, morador da vila Hortolândia, visitou o Museu na última semana sem saber da novidade e, após o que considerou um susto inicial, compreendeu e aprovou a proposta. “Estava aqui pelo Centro e decidi visitar o Museu, pois gosto de apreciá-lo. Foi quando me perguntei – assustado – ‘Por que tiraram o seu acervo?’. Mas agora entendi e aprovei a proposta. Quando você visita o lugar cheio, você não presta atenção nos detalhes e na arquitetura. Achei bacana.”

 Após o susto inicial, Claudio compreendeu e aprovou a proposta

A assistente administrativa Vitória Carvalho também visitou o Museu na semana passada, aproveitando para fazer um passeio cultural. “Fomos à Pinacoteca e de lá viemos ao Museu. Quando entrei pensei que tinha alguma coisa errada e quase dei meia-volta e fui ao jardim. Mas o monitor nos explicou e mudei de ideia. Me lembrei de quando estive aqui com a escola e quando vim da última vez, para ver a exposição do Holocausto. Gostei demais desta proposta: fazer o casarão virar a exposição”, comentou a moradora da vila Arens.

Acompanhando Vitória, Gabriel Mazzucatto, morador da Malota, também aprovou a proposta. “Sou estudante de Artes Visuais e sempre observei o Solar do ponto de vista arquitetônico e artístico, mas alguns detalhes não apareciam, ficavam por trás do que estava exposto. As explicações que ouvi humanizaram o espaço para mim e ver o cuidado da Prefeitura em sua preservação parece que fez com que o Solar, antes tão mais antigo e distante na minha imaginação, se tornasse mais recente e mais próximo para mim”, comentou o estudante.  

Todo o acervo do Museu encontra-se guardado em sua reserva técnica, sob a tutela do Arquivo Histórico Municipal da UGC.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4521-6259.

Antigos porões – já utilizados nas últimas mostras como salas expositivas – também fazem parte do percurso e têm atraído a atenção dos visitantes

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/08/visitantes-aprovam-nova-proposta-expositiva-no-solar-do-barao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original