Centro Dia da Pessoa com Deficiência: autonomia, aprendizado e autoestima para todos

Publicada em 14/02/2024 às 08:00

“Aqui fiz grandes amigos, especialmente o Rodolfo. Gosto muito das atividades e aprendi muito. Tanto que já estou trabalhando”. Esse é o depoimento de Antônio Carlos Miranda, conhecido carinhosamente pelos amigos como “Preto”, que, aos 43 anos, deu mais um passo na busca pela autonomia. Poucos meses depois de começar a ser atendido no Centro Dia da Pessoa com Deficiência – atendimento oferecido via Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) -, ele conquistou algo que sempre pedia aos familiares: trabalhar. Com um grau de deficiência intelectual, Antônio conseguiu emprego numa rede de restaurantes localizada em um shopping de Itupeva.

“Depois que o meu irmão entrou no Centro Dia, ele teve uma evolução significativa. Ele ama estar aqui. E agora realizou o sonho de trabalhar”, disse a irmã de Antônio, Ana Paula Miranda. O serviço foi inaugurado em julho do ano passado e já atendeu, até agora, cerca de 100 pessoas com deficiência.

Várias atividades são realizadas no Centro Dia, como as oficinas de pinturas

O Centro Dia da Pessoa com Deficiência é um serviço desenvolvido em parceria junto à OSC CCVH (Centro Comunitário da Vila Hortolândia). O local oferece suporte e proteção para pessoas com deficiência durante o dia em ambiente seguro e acolhedor, com atividades adequadas às necessidades individuais de cada pessoa, visando promover autonomia, independência, convivência e qualidade de vida das pessoas.

“É emocionante saber que os nossos serviços estão ajudando pessoas com deficiência na conquista da autonomia. O Centro Dia da Pessoa com Deficiência já está consolidado como um serviço que chegou para agregar e empoderar tanto a família quanto a pessoa com deficiência, além de proporcionar convívio seguro para quem precisa”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O serviço é uma alternativa para as pessoas com deficiência que não possuem uma rede de suporte adequada em casa, ou que necessitam de cuidados especiais durante o dia, permitindo que elas permaneçam na comunidade e tenham uma vida social mais ativa. “O Centro Dia também reduz a sobrecarga do cuidador, evitando a exclusão social da pessoa com deficiência e sua família, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária, bem como contribuindo com a interrupção de situações de desproteção que agravam a dependência”, destacou a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant.

No espaço, as pessoas com deficiência podem participar de atividades de convivência em grupo, cuidados pessoais, fortalecimento das relações sociais, apoio e orientação aos cuidadores e familiares; além de acesso a outros serviços que proporcionem autonomia. O serviço funciona das 8h às 17h.

Rodolfo Rozenblum passa pelos serviços desde o ano passado. Com deficiência intelectual, ao longo do tempo conseguiu melhorar a coordenação motora e hoje já se alimenta sozinho, sem precisar de apoio. Também fez vários amigos, como o Antônio. “Quando chegou, o Rodolfo não conseguia dobrar a perna, sentar ou colocar a roupa sozinho. Hoje, ele já consegue tudo isso, além de outras atividades do dia a dia. É gratificante ver a evolução e o brilho nos olhos deles”, disse Daiane Andrade, coordenadora técnica do serviço. O público-alvo do serviço são pessoas com deficiência e dependência, seus cuidadores e familiares sem rede de apoio, com prioridade aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/14/centro-dia-da-pessoa-com-deficiencia-autonomia-aprendizado-e-autoestima-para-todos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original