Combate à dengue: equipes reforçam orientações na Vila Hortolândia

Publicada em 16/02/2024 às 14:48

Em ação casa a casa, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Clínica da Família Hortolândia e equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) reforçaram, nesta sexta-feira (16), as orientações sobre o combate à dengue na região da Vila Hortolândia. A medida integra as estratégias da Prefeitura de Jundiaí para conter o avanço da doença, em crescimento em todo o País.

Além da orientação para a necessidade da eliminação de quaisquer objetos que possam acumular água, servindo de criadouro do mosquito Aedes aegypti, responsável também pelas arboviroses zika e chikungunya, foi feita a busca ativa de pessoas com sintomas de arboviroses.

“O cenário é preocupante e a dengue avança a cada dia. Em toda a cidade, foram intensificadas as ações preventivas, com reforço nos pontos identificados como de risco. A população precisa, urgentemente, se conscientizar e fazer a sua parte. Ainda encontramos muitos recipientes com água parada nos quintais, como prato de vaso”, alerta o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

“Precisamos nos unir para o enfrentamento deste problema. A dengue é uma doença que pode se agravar e levar à morte”, acrescenta o gerente da Clínica da Família, Leonard Sardinha Cabral.

Na casa da dona de casa Lurdes Rodrigues estava tudo em ordem, mas ela sabe que, se no entorno não estiver, a doença fará vítimas. “Eu já tive dengue e foi horrível. Era muita dor. Minhas filhas choravam e achavam que eu ia morrer. Precisamos olhar tudo, permitir que as equipes vejam se está tudo certo. Eu sei o que passei e não desejo para ninguém”, comentou.

Dona Lurdes já sofreu com a doença e não quer ver ninguém passar pelo mesmo

Boletim
Segundo o último Boletim de Arboviroses, a cidade acumula 434 casos de dengue, sendo 320 autóctones, 82 importados e 32 em investigação para determinação de local de transmissão. 434 exames aguardam resultado. Neste ano, não há casos confirmados de zika e chikungunya. Os dados são atualizados semanalmente e podem ser acompanhados no link: https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/16/combate-a-dengue-equipes-reforcam-orientacoes-na-vila-hortolandia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original