Saúde destaca ações preventivas contra a dengue em reunião com diretorias dos Rotary

Publicada em 16/02/2024 às 12:16

Ciente da importância em contribuir com a prevenção à dengue, foi realizado encontro entre a equipe da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí e as diretorias dos Rotary da cidade, na Casa da Amizade, no Anhangabaú. Durante o encontro, articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, o cenário epidemiológico municipal foi apresentado aos integrantes dos clubes que se prontificaram em auxiliar na divulgação da importância do cuidado com o ambiente doméstico e os riscos que a doença traz para as pessoas.

“A dengue, assim como outras arboviroses, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado. Existem quatro tipos de dengue reconhecidos e a circulação atual (dengue 3) fazia anos que não era identificada. Por isso, é esperado crescimento no número de casos e o risco de casos graves e até morte também aumenta”, alertou a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, durante encontro com diretores dos clubes Rotary de Jundiaí.

Reunião ordinária do Rotary contou com apresentação sobre dengue

E para combater a doença, as medidas são simples e conhecidas: eliminar os possíveis criadouros do mosquito. “Qualquer objeto que possa acumular água é um risco e deve ser eliminado dos quintais. As garrafas devem ser armazenadas de boca para baixo e em ambientes cobertos, as calhas sempre desentupidas e as vasilhas de água dos animais de estimação devem ser limpas diariamente com bucha e sabão. O grande vilão ainda continua sendo o pratinho dos vasos, que deve ser completamente eliminado”, reforça a biomédica e gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) Ana Lúcia de Castro Silva.

O convite para a apresentação partiu do Rotary Club de Jundiaí Oeste, que fez questão de convidar os presidentes e vices dos demais clubes para a reunião com o foco na orientação e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. “A partir do Rotary é possível multiplicar as informações às pessoas para que cheguem cada vez a mais lares. O cuidado de cada um reflete na proteção de todos”, reforça o integrante do Rotary Club Jundiaí Oeste, Euzebio Angelotti.

Apresentação foi feita pela enfermeira Maria do Carmo Possidente

Intensivo

A atuação das equipes da Prefeitura de Jundiaí contra a dengue é realizada ao longo de todo o ano, com intensificação a partir do período de aumento de temperatura e chuvas. Além das equipes da UGPS, a Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) desenvolve campanha de conscientização pelas redes sociais da Prefeitura de Jundiaí e divulgações permanentes de informativos pelo Boletim Epidemiológico, que pode ser acessado diretamente no site da prefeitura.

Confira o vídeo da campanha:

Assessoria de imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/16/saude-destaca-acoes-preventivas-contra-a-dengue-em-reuniao-com-diretorias-dos-rotary/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original