Educação apresenta o programa ‘Escola Inovadora’ em evento no Pará

Publicada em 17/02/2024 às 08:00

A convite da Prefeitura de Benevides, a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, participou ao longo desta quinta (15) e sexta-feira (16) de uma série de encontros para apresentação das iniciativas de Jundiaí com foco na Educação para a rede municipal de ensino do Município paraense.

“Trouxemos para Benevides a metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’, o programa Escola Inovadora e todas as ações que Jundiaí tem desenvolvido como Cidade das Crianças, dentro das propostas para a Educação. Foi um diálogo amplo, que envolveu gestores escolares, diretores e coordenadores pedagógicos, além de mais de 1300 professores de Educação Infantil, sobre as aprendizagens a partir das nossas iniciativas”, comentou Vastí.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a participação de Jundiaí cria ambiente favorável para o intercâmbio de propostas exitosas para a Infância. “Assim como Jundiaí, Benevides também integra a Rede Urban95, e aderiu à Rede Brasileira de Cidade das Crianças logo após a sua criação, no ano passado, sinal da sintonia de ambos os Municípios pela priorização das políticas públicas para a Infância. Nesta missão, a gestora Vastí representou Jundiaí e suas boas práticas por meio da Educação, fomentando ainda mais este cenário de trocas de experiências exitosas e demonstrando a importância que a Prefeitura dá para a intersetorialidade e para a tomada de decisões a partir de estudos e evidências.”

Primeiro compromisso, nessa quinta (15), foi com os diretores e coordenadores pedagógicos

A série de atividades contou com uma palestra para os diretores e coordenadores escolares sobre a metodologia e programa jundiaienses, outra palestra para educadores infantis acerca do pensamento das escolas para as infâncias e a das possibilidades pedagógicas dentro da ambiência escolas, e, por fim, uma atividade em grupo sobre o programa Escola Inovadora enquanto política pública.

A prefeita de Benevides, Luziane Solon, explicou o motivo do convite. “Jundiaí tem sido inspiração para muitos outros Municípios do Brasil que centralizam a criança como o público prioritário e a vinda da Vastí foi no sentido de partilhar conosco estas boas práticas. Nosso diálogo trouxe novas perspectivas sobre como expandir o conhecimento das crianças por meio das experiências dentro e fora de sala de aula, em contato com outros mundos, com a natureza. Queremos cada vez mais que o ambiente escolar seja esse mundo a ser descoberto pelas crianças, que elas construam boas memórias e que a aprendizagem seja fruto das vivências com um mundo de possibilidades.”

O secretário de Educação de Benevides, Josué Pompeu, reforçou a importância da participação da gestora no encontro. “Jundiaí é uma referência na Educação e pelos bons resultados que o Município atingiu, principalmente com a metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’, ferramenta de desenvolvimento das crianças resultado da valorização do contato delas com a natureza, do resgate às brincadeiras de infância, da utilização dos espaços ao redor e nas escolas e da sustentabilidade, pois não causa danos ao meio ambiente, mas utiliza de elementos que vêm da natureza e retornam a ela. São bons resultados que chegam, realmente, a partir de uma política pública inovadora, que tira as crianças das quatros paredes da sala de aula e as transforma em atores do processo de ensino-aprendizagem.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Benevides


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/17/educacao-apresenta-o-programa-escola-inovadora-em-evento-no-para/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original