Serviço de Saúde está estruturado para o atendimento de pessoas com sintomas de dengue

Publicada em 19/02/2024 às 14:41

Jundiaí está com a rede municipal de saúde estruturada para garantir atendimento oportuno aos pacientes com sintomas de dengue (ou de outra arbovirose). A orientação é que as pessoas busquem os equipamentos da Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família – para diagnóstico. Já os casos graves devem ser direcionados ao Pronto Atendimento (PA) Hortolândia e à UPA Vetor Oeste.

“Seguimos diariamente monitorando o cenário, que é preocupante em todo o País. Estamos com os profissionais treinados e abastecidos com os insumos para o enfrentamento. É fundamental que as pessoas com sintomas fiquem atentas e busquem os serviços próximos de suas residências, preferencialmente no período da manhã, possibilitando o diagnóstico e o tratamento oportuno para evitar o agravamento do caso”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Os casos graves serão direcionados ao PA Hortolândia e à UPA Vetor Oeste

Nas UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família, as equipes de saúde fazem a classificação do paciente de acordo com o quadro clínico e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde; a coleta de exames; e a orientação sobre o tratamento. Pessoas com sinais de alarme ou gravidade são encaminhadas para o PA Hortolândia ou para a UPA Vetor Oeste. O usuário também recebe um cartão de acompanhamento, que deve ser apresentado em todos os retornos na unidade até a alta da assistência.

Sintomas
Os principais sintomas da dengue são:

1- Febre;
2- Dor de cabeça;
3- Dores no corpo e articulações;
4- Manchas na pele;
5- Dor nos olhos;
6- Fraqueza;
7- Vômito.

Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave, são:

1- Dor abdominal intensa;
2- Náuseas;
3- Vômitos persistentes;
4- Sangramento de mucosas;
5- Alteração da consciência.

Prevenção
Jundiaí registra, de acordo com o último Boletim de Arboviroses, 434 casos de dengue, sendo 320 autóctones, 82 importados e 32 em investigação para determinação de local de transmissão. 434 exames aguardam resultado. Os dados podem ser acompanhados no link: https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/.

“Orientamos que a população verifique seus quintais, faça o descarte correto do lixo. O clima é favorável à proliferação do mosquito Aedes Aegypti e 85% dos criadouros estão dentro das residências. Enquanto Poder Público, estamos atuando, mas é fundamental que todos façam a sua parte. Se o mosquito não nasce, não tem doença”, acrescenta o gestor de Promoção da Saúde.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/19/servico-de-saude-esta-estruturado-para-o-atendimento-de-pessoas-com-sintomas-de-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original