Educação de Jundiaí recebe premiação em lançamento de programa estadual de alfabetização

Publicada em 21/02/2024 às 10:33

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, participou, na manhã desta terça-feira (20), do lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, da Secretaria de Educação do governo estadual. O evento foi realizado na Sala São Paulo de espetáculos, com as presenças do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do secretário estadual de Educação, Renato Feder; além de demais autoridades, prefeitos e secretários da pasta dos mais de 600 Municípios paulistas.

Além do lançamento do novo programa, o evento marcou a entrega de troféus para os Municípios que se destacaram na alfabetização e incentivo à leitura, com base nos índices obtidos em avaliação de fluência leitora. Sem ranqueamento entre os contemplados, Jundiaí foi um dos 60 contemplados com troféu na categoria “Maior percentual de leitores”.

“Durante a apresentação do novo programa, o governador fez uma fala contundente de sua convicção de que os melhores investimentos para o desenvolvimento social são aqueles feitos já na infância dos cidadãos. Portanto, mais uma vez Jundiaí se destaca pelo pioneirismo de suas políticas públicas, concentradas na Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, e cujos esforços passam a contar com a adesão a este novo programa estadual em prol da alfabetização”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Com a presença de autoridades estaduais e municipais, programa foi lançado na Sala São Paulo de espetáculos

Tarcísio falou do objetivo do novo programa. “O ‘Alfabetiza Juntos SP’ vem ao encontro das demais iniciativas que o governo do Estado, em parceria com os prefeitos e secretários, tem feito para tornar São Paulo um espaço ainda mais competitivo e inovador. Mas nada disso tem alcance se não houver uma base, por isso, a alfabetização na idade certa é a responsável pelos melhores resultados futuros. Vocês são todos convidados a empreender conosco esta cruzada que irá transformar o futuro das nossas crianças.”

Já o secretário de Estado da Educação, Feder, apresentou os estudos e principais eixos que irão compor o novo programa. “Por meio do ‘Alfabetiza Juntos SP’, serão disponibilizados aos Municípios materiais didáticos impressos e digitais, softwares voltados à fluência leitora, formação dos educadores e a aplicação de avaliações. Será a partir delas que as escolas que atingirem a meta, dentro de suas especificidades, poderão receber premiação em dinheiro para investimentos dentro da própria unidade escolar. São o governo do Estado e os Municípios juntos pela alfabetização na idade certa, fazendo aumentar os índices de fluência leitora em São Paulo.”

De acordo com Vastí, a novidade vai ao encontro do que Jundiaí já vem feito na rede municipal de ensino. “Por meio do programa Escola Inovadora, alinhado ao seu eixo de qualidade do ensino, temos a preocupação de incentivar a leitura dos nossos meninos e meninas desde a Educação Infantil. Pois, acreditando nas potências das aprendizagens, o trabalho feito nas diversas linguagens já com os pequenos acaba por antecipar a alfabetização em nossa rede, antes mesmo do preconizado pela legislação, que é o 2º ano do Ensino Fundamental.”

Também participaram da cerimônia a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas; o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado André do Prado; a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Serafina; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Roque Teófilo; o presidente da União estadual dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia; o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palacios; e o diretor-executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda. A cerimônia contou ainda com a apresentação do Coral Jovem da Escola Estadual José Chaluppe, de Itapevi.

Vastí foi acompanhada da supervisdora Eliana Corradin, que será a articuladora do programa no Município, e da diretora de Ensino Fundamental, Marjorie Bolognani

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/21/educacao-de-jundiai-recebe-premiacao-em-lancamento-de-programa-estadual-de-alfabetizacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original