Jardins de Chuva do Projeto RenovAção já estão implementados em escolas

Publicada em 21/02/2024 às 08:00

Além das obras e manutenções realizadas durante o período de férias escolares, as Emeb Ivo de Bona (Almerinda Chaves), Marly de Marco Pereira (Fazenda Grande) e Comendador Hermenegildo Martinelli (Caxambu) contam desta vez com uma novidade a mais. Durante as últimas semanas, as três unidades escolares ganharam um Jardim de Chuva, implementado pelas equipes do Projeto RenovAção, iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, desenvolvida em parceria com a Prefeitura, junto à Unidade de Gestão de Educação, e coordenação da GAIA Social.

Além do impacto paisagístico, a instalação dos Jardins de Chuva busca a eficiente utilização da água das chuvas, juntamente com o propósito de captá-las e ampliar a capacidade de infiltração, reduzir a velocidade dos escoamentos e evitar alagamentos. Com diversas iniciativas de sustentabilidade, o projeto em Jundiaí chegou, em 2023, ao seu quinto ano, com impacto em dez unidades escolares da rede, por meio de iniciativas como a elaboração de planos de aula, plantios de mudas de árvores, construção de maquetes, além dos Jardins de Chuva.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, falou da importância da novidade. “Por meio do ‘Desemparedamento do Escola’ do programa Escola Inovadora, o trabalho das crianças junto aos Jardins de Chuva irá permitir a observação, investigação e experimentação dos conteúdos do Currículo Jundiaiense. Trata-se de mais uma iniciativa de vivência dos estudantes com foco também na sustentabilidade, tema relevante para a sociedade contemporânea e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030, sobre os quais a Prefeitura desenvolve ações específicas em todas as áreas – inclusive, na Educação.”

Crianças da Emeb Hermenegildo Martinelli Comendador observando o jardim de chuva. Ao redor a paisagem do parquinho é vista
O contato com os jardins proporcionou momentos de aprendizado para as crianças

A gerente de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil, Tamires Silvestre, falou da importância e impacto da parceria. “A instalação dos Jardins de Chuva permite que os alunos desenvolvam atividades práticas sobre os temas abordados no programa e reforça o propósito do RenovAção de contribuir com a conscientização sobre a preservação ambiental nas comunidades participantes do projeto.”

A parceria com a Prefeitura para o projeto foi viabilizada pela Rede Jundiaí de Cooperação, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). O gestor da pasta, José Antonio Parimoschi, reforçou os impactos positivos das melhorias. “Tanto os Jardins de Chuva quanto o plantio de mais árvores pelo projeto têm um impacto relevante na melhoria do microclima, dentro e no entorno das escolas. Além de ir ao encontro da agenda global de sustentabilidade, tais iniciativas estão também alinhadas com as Redes de Cidades das Crianças e Urban95, das quais o Município faz parte, e que se preocupam com a autonomia das crianças, sua ocupação dos espaços públicos e o planejamento das cidades pensado nelas.”

Mais Jardins de Chuva
Além das escolas e em vista dos benefícios ambientais e paisagísticos da proposta, o objetivo da Prefeitura é também implementar a iniciativa em outros espaços do Município. Um dos exemplos é o Jardim construído em março do ano passado no Parque Naturalizado e na Horta Urbana do Jardim Guanabara.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/21/jardins-de-chuva-do-projeto-renovacao-ja-estao-implementados-em-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original