Dia D de combate à dengue leva orientação para toda cidade

Publicada em 23/02/2024 às 17:23

Jundiaí teve ação contra o mosquito Aedes Aegypti, nesta sexta-feira (23), em todas as regiões da cidade. O Dia D de Combate à Dengue ocorreu simultaneamente nas sete cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), após articulação dos prefeitos para conter o avanço da doença.

Alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), equipes das Unidades de Gestão, soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy, entidades da sociedade civil, todos se uniram na “guerra” contra o mosquito.

A programação contou com visitas em imóveis pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), atividades nos equipamentos de saúde e nas EMEBs, barraca educativa e panfletagem no Centro, com o apoio do GAC e da Brigada Mirim, e ações em parceria com os shoppings e a Associação Comercial para ampliação das informações.

Nos bairros Vila Nambi e Ruy Barbosa – atualmente com transmissão da doença – o Departamento de Limpeza Pública recolheu inservíveis em coleta extra. Já no Condomínio dos Idosos, no Fazenda Grande, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde deu o pontapé a um ciclo de atividades de conscientização voltadas aos idosos, população com maior probabilidade de apresentar a forma mais grave de dengue.

“A partir de uma grande ação multiplataforma, atingimos crianças, adolescentes e adultos, sensibilizando sobre a necessidade de eliminarmos quaisquer objetos que possam acumular água e servir de criadouro ao mosquito, que também transmite a zika e a chikungunya. Os números são alarmantes e uma epidemia de dengue se avizinha. É essencial atuarmos unidos, Poder Público e população, para a contenção da doença”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Multiplicadores
Depois de mais uma aula em que ampliaram os conhecimentos sobre o Aedes Aegypti, os alunos da EMEB Professor Luiz Biela de Souza, no Santa Gertrudes, Leonardo Antonio Anjos Neto e Mariana Santos Sales destacaram que, se depender deles, o mosquito não nasce.

“Eu tenho medo, porque o meu avô já teve dengue. Não quero que outras pessoas fiquem doentes. Eu olho tudo em casa e agora vou falar para os outros que todos têm que limpar o quintal, cuidar dos vasos e não deixar garrafas com a boca para cima. Todo cuidado é pouco, porque o mosquito pode picar qualquer um”, afirmou Leonardo. “Não vamos deixar ele nos vencer”, completou Mariana.

No Centro, após conhecer todo ciclo biológico do Aedes, o aposentado João Evangelista Manhanini voltou para casa sabendo qual deve ser a sua contrapartida nesta luta. “Recebi informações importantes, que eu não sabia. Meu quintal é bem cuidado, mas pretendo aumentar as vistorias”.

Cenário
Último Boletim de Arboviroses aponta que a cidade acumula 682 casos de dengue (438 autóctones, 100 importados e 144 em investigação para determinação de local de transmissão). 751 exames aguardam resultado.

Desde dezembro, a Prefeitura, a partir da Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão -, monitora diariamente os dados para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/23/dia-d-de-combate-a-dengue-leva-orientacao-para-toda-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original