Em visita a Jundiaí, comitiva da Jordânia aprova políticas públicas do programa Cidade das Crianças

Publicada em 23/02/2024 às 14:54

O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), a visita de uma comitiva da Jordânia composta por representantes da Monarquia, Prefeituras e organizações sociais. O encontro foi realizado no gabinete de governo do Paço Municipal e contou também com representantes da Fundação holandesa Van Leer e da Rede Urban95, da qual Jundiaí e o País do Oriente Médio fazem parte.

CONFIRA AS FOTOS

“Jundiaí tem mais uma vez a honra de compartilhar as políticas públicas prioritárias para a Infância concentradas no programa municipal Cidade das Crianças. Temos a convicção de que a redução das desigualdades sociais e o incentivo ao protagonismo das famílias passam pelos investimentos durante a Infância e é este o legado que queremos deixar para o Município”, comentou Luiz Fernando.

Além de Jundiaí, comitiva também esteve em Boa Vista (RR) e São Paulo, ambas integrantes da Rede Urban95

Acompanhados dos gestores de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, e de Cultura, Marcelo Peroni – pontos-focais da Rede no Município, o gestor de Governos e Finanças, José Antonio Parimoschi, apresentou os principais pontos estratégicos do Cidade das Crianças. “O programa municipal é resultado de uma escolha política do governo, baseado em modelo de governança intersetorial, no planejamento orçamentário e na tomada de decisões a partir de evidências científicas. Alguns exemplos disso são os 112 indicadores específicos para a Infância no Observatório Jundiaí, a criação de um Plano Diretor preocupado em adaptar a cidade para as crianças e o cruzamento de nossos dados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, comentou.

O CEO da organização Civic – Jordan, Abdullah Jbarah, elogiou o que pôde conferir na prática. “Em janeiro de 2022 tive a oportunidade de conhecer, através dos gestores Marcelo e Maria, as políticas públicas implementadas em Jundiaí durante a formação de lideranças de que participamos na França. E serei realista e transparente: Jundiaí conseguiu alcançar progressos enormes e de impacto para as crianças e as famílias. Levo estes conhecimentos de volta para a Jordânia e na expectativa de prosseguir neste intercâmbio de experiências.”

A representante da Fundação no Brasil, Cláudia Vidigal, explicou o motivo da inclusão do Município na visita da comitiva. “A Jordânia é um País parceiro recente da Fundação, em início de implementação, mas que conta com rede de parceiros muito comprometidos. Hoje é uma oportunidade importante para que possam conhecer uma cidade com grande envolvimento político, onde a recepção tem sempre altíssimo nível e para onde, cada vez que venho, vejo mais melhorias.”

A diretora do programa de Apoio e Aprendizagem da Fundação Van Leer, Andrea Torres, também aprovou as iniciativas do Município. “Eu já tive a oportunidade de visitar diversas cidades do Mundo e o que temos visto aqui em Jundiaí supera em qualidade.”

A visita técnica pelo Município incluiu também a ida da comitiva à Fábrica das Infâncias Japy, ao Mundo das Crianças e à Emeb Professora Brígida Gatto Rodrigues (Jardim Bonfiglioli), e contou também com as participações da coordenadora de programas da Rede no Brasil, Thaís Sanches, e da articuladora, Taís Herig.

Além de levar as experiências de Jundiaí, comitiva volta para a Jordânia com os materiais institucionais disponibilizados pela Prefeitura

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/23/em-visita-a-jundiai-comitiva-da-jordania-aprova-politicas-publicas-do-programa-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original