Empreendedores contam com recursos para investir e prazos flexíveis, no Jundiaí Empreendedora
Publicada em 26/02/2024 às 16:54O programa Jundiaí Empreendedora, da Prefeitura de Jundiaí, a partir de parceria com o Banco do Povo Paulista, oferece uma linha de crédito especial para empreendedores destinada para compra de máquinas, equipamentos e matéria-prima, entre outros, a iniciativa faz parte das ações da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), para fomento do empreendedorismo.
PRECISA DE DINHEIRO PARA ABRIR OU AMPLIAR O SEU NEGÓCIO? CLIQUE AQUI!
No ano passado, quase R$ 1 milhão foi disponibilizado aos empreendedores por meio do Banco do Povo Paulista. O financiamento pode ser usado para máquinas, equipamentos, mercadorias e/ou matéria-prima, material de divulgação, conserto de máquinas e equipamentos. A taxa de juros é a menor do mercado: 0,35% ao mês e as mulheres ainda têm a vantagem de poder pagar com prazo estendido de até 36 meses e carência.
“Estimular o empreendedorismo é possibilitar o crescimento. Jundiaí conta com várias ferramentas para apoiar quem quer empreender. A linha de crédito em parceria com o Banco do Povo é uma delas, que, junto com as ofertas de capacitação e estímulo às vendas, impulsionam o mercado da economia criativa”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
De acordo com o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Sami Mansour, um dos maiores obstáculos enfrentados pelos pequenos empreendedores é o acesso ao financiamento. Ele destaca o papel crucial do programa Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Banco do Povo, em oferecer linhas de microcrédito com taxas significativamente inferiores às médias de mercado, uma iniciativa fundamental para apoiar o crescimento desses negócios. “O programa já demonstrou impactos positivos, especialmente na valorização dos produtos locais e no suporte aos micro e pequenos empreendedores, evidenciando a eficácia da nossa abordagem. Contudo, é imperativo que continuemos a evoluir, buscando aprimorar e expandir nossas ações”, explica Sami, enfatizando a importância de avançar nas iniciativas de apoio ao empreendedorismo local.
A agente de crédito do Banco do Povo de Jundiaí, Ana Adélia Souza, conta como é gratificante poder ajudar os empreendedores da cidade. “Costumo dizer que trabalho realizando sonhos, pois quando o empreendedor chega na Unidade, ele sabe onde quer chegar, mas não tem recurso. O Banco do Povo possibilita que estes empreendedores façam investimentos que jamais conseguiriam por conta própria ou no mercado financeiro tradicional, com o crédito, estruturam suas empresas aumentando a produtividade, melhorando a qualidade dos produtos e serviços e consequentemente aumentam o faturamento e isso é muito gratificante”, conclui Ana Adélia.
Ananda Ribeiro, de 33 anos, é artesã e proprietária do Ateliê Nozinhos da Ananda, contou sobre sua experiência com o financiamento do Banco do Povo Paulista. “Comentei com uma amiga artesã, que já havia feito o financiamento na cidade dela há alguns anos e ela me contou que comprou o maquinário do ateliê dela com o financiamento, me interessei e fui pesquisar sobre o assunto”, comentou Ananda.
“Fui ao Banco do Povo lá no Jundiaí Empreendedora, me passaram todas as informações que eu precisava, sobre a documentação necessária, o plano de negócios, os orçamentos que eu deveria fazer e me deram todo o suporte durante esse processo. Eu só tenho a agradecer ao Banco do Povo, pois sem esse financiamento eu não conseguiria investir sozinha no maquinário. Meu ateliê dava um lucro baixo e o investimento que eu conseguia fazer era mínimo, mas eles me ajudaram a dar o pontapé que eu precisava para realizar esse sonho e prestar um serviço de qualidade”, conta Ananda Ribeiro.
Requisitos
O financiamento de crédito do Banco do Povo Paulista pode ser feito por empreendedores nas modalidades de microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP), empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) e sociedade limitada (LTDA), além de empreendedores individuais (pessoas físicas) e rurais com CNPJ.
Toda consultoria e assessoria do empreendedor é feita no Espaço Jundiaí Empreendedora, unidade do Banco do Povo em Jundiaí. Já os requisitos, exigências e demais detalhes são feitos diretamente com o agente de crédito da unidade.
Para ter acesso ao microcrédito, é necessário concluir um dos cursos de qualificação oferecidos pelos parceiros Sebrae-SP e Aliança Empreendedora. São cursos voltados à formalização, marketing digital e educação financeira, para que o empreendedor possa gerir melhor o empreendimento.
As modalidades de crédito disponíveis são: Investimento Fixo – que caracteriza a compra de máquinas e equipamentos de trabalho e Capital de Giro – que caracteriza a compra de mercadorias e/ou matéria-prima, consertos de máquinas e equipamentos, material de divulgação, entre outros itens. Cumprindo todos os quesitos para o financiamento, a solicitação crédito é sujeito a análise.
Para mais informações, basta agendar um horário no portal Jundiaí Empreendedora. O Espaço Jundiaí Empreendedora fica no Maxi Shopping (avenida Antônio Frederico Ozanam, 6.000, Vila Rio Branco – Piso G3, Ala Norte) e funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, com atendimentos realizados através de agendamento.
PRECISA DE DINHEIRO PARA ABRIR OU AMPLIAR O SEU NEGÓCIO? CLIQUE AQUI.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
17/12/2024
Com estratégia e inovação, Jundiaí traça caminho para o desenvolvimento econômico e social
-
10/12/2024
Jundiaí recebe evento focado no crescimento empresarial
-
06/12/2024
Unidades de Gestão apresentam resultados positivos sobre empregabilidade social
-
02/12/2024
Referência Nacional: programa Jundiaí Empreendedora celebra 3 anos de sucesso
Baixe as fotos desta notícia na resolução original