Contra dengue, VISAM realiza nebulização veicular nas ruas do Ivoturucaia

Publicada em 27/02/2024 às 16:39

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), complementou com nebulização veicular as ações para conter o avanço da dengue no bairro Ivoturucaia. Vinte e quatro quarteirões foram percorridos, nesta terça-feira (27).

A região registra transmissão da doença e acumula 233, dos 682 casos confirmados no Município. Pela quarta vez, neste ano, uma força-tarefa, a partir das equipes da VISAM, da Atenção Básica e da Infraestrutura e Serviços Públicos, está atuando no território para conscientização dos moradores e eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti, que também transmite a zika e a chikungunya.

O equipamento utiliza baixo volume de inseticida e elimina o mosquito adulto

“A nebulização atinge apenas o Aedes adulto no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nos muros e nas árvores. É uma medida que segue critérios técnicos e é feita após o trabalho de eliminação dos criadouros e em cenários com transmissão, não sendo recomendado que seja efetuado em todos os locais. A maneira mais eficaz de combatermos o mosquito é eliminando quaisquer objetos que podem acumular água dos imóveis e descartando corretamente o lixo”, explica a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

Monitoramento
Em todo o Município, ações para combate e enfrentamento da dengue estão sendo reforçadas. Desde dezembro, a Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão – monitora diariamente o cenário para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente. Para que a população acompanhe a situação, é disponibilizado o Boletim de Arboviroses, no link.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/27/contra-dengue-visam-realiza-nebulizacao-veicular-nas-ruas-do-ivoturucaia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original