Obras do CIES avançam e Prefeito faz visita técnica

Publicada em 27/02/2024 às 11:28

As obras do Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES) seguem a todo vapor. Nesta terça-feira (27), o Prefeito Luiz Fernando Machado e demais autoridades municipais realizaram uma visita técnica para conferir os avanços estruturais do local. O investimento no complexo é de R$ 32 milhões, oriundo de um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Programa Município Seguro.

A vistoria foi focada no prédio que abrigará toda a estrutura operacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC). Eles serão alocados em uma área de 765,70 metros quadrados. Serão dois pavimentos. Os dois serviços ficarão em espaços mais amplos e seguros, seguindo as premissas previstas pelo Ministério da Saúde.

“O CIES será um equipamento completo, que promoverá a integração do serviço público. Criado com conceitos modernos, a estrutura terá equipamentos de última geração, que irão garantir soluções inteligentes, dar mais celeridade aos atendimentos e oferecer um serviço de excelência para as nossas pessoas, sempre com foco na preservação da vida”, comenta Luiz Fernando.

Prefeito, gestores e vereadores visitaram as obras do prédio que abrigará o SAMU e o SAEC

Atualmente, o SAMU conta com 5 viaturas de Suporte Básico de Vida (USB) e 1 viatura de Suporte Avançado (USA), além de viaturas reservas. As Unidades de Suporte Básico atendem casos de menor complexidade. Já as viaturas de Suporte Avançado são aquelas que atendem casos mais complexos, sendo que sua equipe assistencial é composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista. 124 colaboradores compõem a equipe e são realizados cerca de 1.500 atendimentos por mês.

Já o SAEC conta com 14 ambulâncias. O serviço é voltado para pacientes especiais e crônicos, e conta com profissionais treinados e capacitados em remoção de pacientes para terapias, exames, consultas, altas hospitalares, mediante agendamento prévio.

“Estamos em um momento importante para a saúde municipal, com investimentos robustos que visam a melhoria da prestação do serviço público. A nova estrutura trará mais celeridade e assertividade no atendimento de urgência e emergência, além de mais conforto aos servidores”, avalia o Gestor de Promoção de Saúde, Tiago Texera.

Obras do complexo, que fica na avenida 14 de Dezembro, seguem avançando

Em detalhes

O CIES também abrigará a Guarda Municipal, Defesa Civil, o centro de monitoramento do Trânsito e um moderno Centro Integrado de Controle e Comunicação (CICCOM). Ele tem aproximadamente 10 mil m² de área construída. Ele está localizado na avenida 14 de Dezembro.

“Poucas cidades brasileiras contam com um equipamento desses, com serviços integrados e inteligentes, que trazem mais eficiência na prestação do serviço de urgência e emergência. Em Jundiaí, os investimentos em tecnologia são assertivos e direcionados no atendimento das principais demandas do cidadão. Dessa forma, a cidade avança sem deixar as pessoas para trás”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

O andamento das obras pode ser acompanhadas, em tempo real, pelo Observatório Jundiaí. Também estiveram presentes na visita os vereadores Antonio Carlos Albino, Dr. Kachan Jr. e Cícero da Saúde.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/27/obras-do-cies-avancam-e-prefeito-faz-visita-tecnica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original