Dengue: Alunos da EMEB Anna Rita Alves Ludke saem às ruas em combate ao Aedes aegypti

Publicada em 28/02/2024 às 13:58

Ao longo desta quarta-feira (28), os cerca de 600 estudantes da Emeb Professora Anna Rita Alves Ludke, da região do Retiro, revezaram-se numa tarefa nobre: a de informar seus familiares e a população sobre a importância de se combater a dengue. Para dar conta da missão, as turmas dos primeiros anos realizaram uma ação educativa na quadra junto aos pais e responsáveis no momento da saída. Já as turmas desde os segundos aos quintos anos dividiram-se para percorrer as ruas do bairro e entregar um material informativo. E uma das turmas do quinto no período da manhã e do terceiro ano do período da tarde foram até o terminal Vila Arens, a fim de pulverizar as informações também para os munícipes que circulam pelo terminal urbano mais movimentado da cidade.

“De todas as nossas unidades escolares temos visto surgir iniciativas muito criativas e comprometidas com a nossa obrigação, enquanto cidadãos, de enfrentar esta doença. Quando eu soube da proposta dos alunos da Emeb Anna Rita, realizei com as crianças e com meus colegas gestores, na semana passada, uma reunião de trabalho, para organizarmos de modo intersetorial a logística das atividades e otimizarmos o alcance da proposta. Da escuta e do olhar das crianças vêm as melhores lições de cidadania e nesta atividade, que traduz na prática o ‘Desemparedamento da Escola’ do programa Escola Inovadora, vemos a autonomia que elas exercem em prol do bem da sociedade”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Enquanto uma turma saia às ruas, a outra chegava ao Terminal Vila Arens, onde passam aproximadamente 4.300 pessoas por dia. Lá os alunos distribuíram panfletos, explicavam e conversavam com as pessoas que passavam pelo terminal. Para chamar mais a atenção, os alunos cantaram paródia intitulada de “Rap contra a Dengue”.

Crianças e o boneco Vaguinho realizaram apresentação musical e orientação sobre riscos da dengue

“A importância dessa ação é dizer que a Dengue não está prejudicando só o Brasil, está prejudicando o mundo; por isso, é muito importante a gente ter cuidado”, explica a Alice do Valle Silva, de 10 anos, estudante do 5º ano.

“As crianças por serem multiplicadoras do conhecimento conseguem transmitir o que aprendem de uma forma mais leve e por isso escolhemos o Terminal Vila Arens, por ser o nosso terminal com o maior fluxo de passageiros por dia e isso faz toda a diferença na vida da população”, relata o gestor da Unidade de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Quem também apareceu para dar aquela força para a criançada foi o agente Vaguinho, que, com toda a sua simpatia e alegria ajudou na campanha contra a dengue.

Pelas ruas da região do Retiro, crianças alertam sobre riscos de dengue e indicam maneiras de prevenção

“Esse projeto da Prefeitura é incrível porque o mosquito não transmite só a dengue, transmite o zika e a chikungunya e isso pode matar muitas pessoas”, como falou o Allan Lukas, de 9 anos, também estudante do 5º.

A Nataly Cristina dos Santos, de 9 anos, que tem autismo, também falou o que acha da ação. “A dengue é muito perigosa, a gente não pode chegar perto dela. Não podemos deixar água parada e suja porque é disso que o mosquito da dengue gosta”, finaliza a estudante.

Jundiaí lançou o Plano Municipal de Vigilância das Arboviroses 2024-2025 e, no documento – que está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí -, apresenta uma série de medidas e protocolos adotados para o enfrentamento e a prevenção da dengue e, também, das arboviroses, zika e chikungunya, doenças que podem se agravar e levar à morte.

A Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) irá produzir vídeos institucionais da apresentação para reprodução nas telas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Terminais Urbanos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/28/dengue-alunos-da-emeb-anna-rita-alvez-ludke-saem-as-ruas-em-combate-ao-aedes-aegypti/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original