Prefeito recebe a visita do Cônsul da Malásia para encontro de cooperação

Publicada em 29/02/2024 às 17:23

O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu, na manhã desta quinta-feira (29), a visita do Cônsul Comercial da Embaixada da Malásia, Amirul Azman. O objetivo do encontro foi estreitar relações entre Jundiaí e o país asiático, como parte das iniciativas do Executivo no que diz respeito à internacionalização do município. 

Pessoas sentadas em uma reunião, no meio uma mesa de centro
Encontro aconteceu no gabinete, no Paço Municipal, na manhã desta quinta-feira (29)

Acompanhado do assessor Kossi Essodina Telou, o Cônsul se mostrou impressionado com o potencial da cidade e destacou a importância da cooperação bilateral para o desenvolvimento mútuo. “Jundiaí é uma cidade vibrante e com um grande potencial para o crescimento. Acredito que há muitas oportunidades para fortalecermos os laços entre a Malásia e Jundiaí em diversas áreas”, afirmou Azman, ressaltando setores como comércio exterior, turismo e investimentos.

O prefeito agradeceu ao Cônsul pela visita e se colocou à disposição. “É um marco importante para Jundiaí. Estamos buscando cada vez mais oportunidades de internacionalização e a Malásia é um país estratégico para isso.”

A visita de Azman foi marcada por uma série de reuniões com empresários de Jundiaí, que buscaram explorar as possibilidades de parceria com empresas malaias. “A Malásia oferece um ambiente de negócios favorável e há muitas oportunidades para empresas brasileiras, principalmente com sede em Jundiaí, investirem no país”, reforçou o Chefe do Executivo.

Prefeito Luiz Fernando Machado agradeceu ao Cônsul da Malásia, Amirul Azman, e descreveu o ecossistema de inovação de Jundiaí

Um dos temas abordados no encontro, também, foi a Cidade Inteligente. O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, foi o responsável por detalhar as informações ao Cônsul. “No desenvolvimento econômico e social, por exemplo, investimos em hubs de inovação para impulsionar empresas que pensam no futuro, ajudando-as a se manterem atualizadas e competitivas. Isso contribui diretamente para a geração de mais empregos e renda para as famílias”.

Exportação

Além do comércio exterior e investimentos, a visita do Cônsul também abordou o tema do intercâmbio cultural, além da busca por empresas interessadas em exportar produtos halal. 

Halal é um termo árabe que se refere a tudo o que é permitido pela lei islâmica, abrangendo alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos. Este mercado engloba vários segmentos como agronegócio, alimentos industrializados, produtos farmacêuticos, cuidados pessoais, cosméticos, vestuário, bancos e finanças, logística, armazenamento, mídia, turismo e distribuição.

O Cônsul destacou a importância de promover a troca de experiências entre os dois países e se mostrou aberto a parcerias na área cultural. “O termo vai muito além de apenas o nome, para nós, halal é um conceito de sustentabilidade e não somente um selo”, explica.

Participaram da reunião os gestores Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Simone Zanotello (Administração e Gestão de Pessoas), além da assessora especial de Cooperação Internacional, Ligia Contursi, e o diretor do Departamento de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli.

Prefeito e gestores receberam equipe da Malásia para aproximação e networking

Evento de networking

Após almoço, a Prefeitura de Jundiaí, a comitiva da Malásia e o CIESP Jundiaí, receberam empresários da Região Metropolitana de Jundiaí para um evento de networking, no espaço do Centro das Indústrias. Para o empresário de Jarinu, Celio Cipriani, essa oportunidade veio em boa hora. “A nossa ideia é buscar informações em networking como esse, para entender como podemos exportar nossos produtos, que são de qualidade e que sabemos que será valorizado também em ambiente asiático”, concluiu.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/02/29/prefeito-recebe-a-visita-do-consul-da-malasia-para-encontro-de-cooperacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original