Jundiaí lança página com dados sobre a dengue

Publicada em 01/03/2024 às 17:24

Os casos de dengue em Jundiaí registram aumento de 44%, em uma semana. Novo boletim foi divulgado nesta sexta-feira (1) e está disponível na página que a Prefeitura lança com informações sobre a doença, medidas de prevenção e rede de atendimento, além do Plano Municipal de Vigilância das Arboviroses 2024-2025.

O Município acumula 982 casos, sendo 790 autóctones, 114 importados e 78 em investigação para determinação de local de transmissão. 1.083 exames aguardam resultado. Semana passada, eram 682 casos. Os dados são atualizados às sextas-feiras. Conheça a página acessando o link: https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/

O Ivoturucaia segue sendo o bairro com maior número de ocorrências, com 287. Na sequência aparecem: Vila Ruy Barbosa (52), Vila Nambi (39), Centro (29) e Jardim Tamoio (27). A faixa etária dos 41 aos 59 anos responde pelo maior número de casos, seguida pelo grupo de 26 a 40 anos (244) e de 60 anos ou mais (167).

“O cenário é preocupante e estamos atuando a partir de um trabalho multiplataforma e, também, alinhados com as demais cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) para conter a transmissão da doença e garantir assistência à população. Mas, nenhum trabalho terá efetividade se cada morador não auxiliar, eliminando qualquer recipiente que possa servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Lançamos uma nova ferramenta para que a população possa acompanhar, com mais facilidade, a situação da cidade e agir nesta guerra contra a dengue”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

População pode acompanhar o cenário da cidade

Desde dezembro, com os alertas emitidos pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, foram ampliadas as ações de vistoria nos imóveis, de orientação aos moradores, de investigação epidemiológica e de busca ativa de casos pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) e da Atenção Básica, em todas as regiões.

Também estão sendo realizados mutirões para o recolhimento de inservíveis e ações de nebulização veicular em localidades com alta transmissão. A força-tarefa para o combate e enfrentamento da dengue e das outras arboviroses transmitidas pelo mosquito – zika e chikungunya – ainda inclui as escolas municipais, a partir do envolvimento da comunidade escolar.

Neste sábado (02), as equipes da saúde estarão região central e na Vila Arens, a partir das 9h, em ação casa a casa.  “Estamos atuando fortemente, inclusive aos finais de semana, para bloquear a transmissão. Se o mosquito não nasce, não temos a doença”, complementa o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Ações têm sido feitas em todas as regiões da cidade

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2024/03/01/jundiai-lanca-pagina-com-dados-sobre-a-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original